
Helicóptero faz sobrevoo de reconhecimento em área de incêndio que dura 8 dias no PI
O incêndio florestal que afeta áreas rurais dos municípios de Pavussu e Canto do Buriti há pelo menos oito dias já consumiu cerca de 98 km², segundo a Defesa Civil do Piauí. Um helicóptero do Batalhão Tático Aeropolicial (Bopaer) chegou à região na manhã desta quarta-feira (6) e deve alcançar os pontos de difícil acesso.
“O emprego da aeronave não é só nesse combate direto ao fogo. Ela leva o brigadista, o bombeiro até próximo ao local, ou seja, reduz o tempo e o cansaço físico. E dá uma visão estratégica pra quem tá combatendo montar sua estratégia, de onde o fogo pode estar indo, o que nós podemos fazer para combater, ou seja, um contra-fogo,, explicou o coronel Gomes.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Estado de calamidade
Decreto de emergência de Pavussu
Reprodução
O prefeito de Pavussu, Winicius Miranda (PSD), decretou nesta terça-feira (5) situação de calamidade por causa do incêndio. O novo decreto cita as perdas expressivas na agricultura familiar e o baixo índice de chuvas, que tem provocado aumento ainda maior nas chamas.
A produção de arroz, milho e feijão foram as mais prejudicadas, chegando à casa de 90% de perdas.
O assessor da secretaria de governo da prefeitura de Pavussu, Agenor Santos, disse ao g1 que o município já estava em situação de emergência por conta da estiagem desde março deste ano, mas que o quadro se agravou com o incêndio florestal.
“Nos já tínhamos um decreto anterior a esse em virtude da seca. Aqui nós somos um município que a principal fonte de renda é a pecuária e o plantio, e por conta da seca, tivemos perdas grandes, quase que na totalidade. E agora com esse incêndio veio a calhar uma situação que já era crítica, era caótica e só piorou com o incêndio”, citou.
O estado de calamidade é o nível mais grave de atenção possível, em âmbito municipal ou estadual. É um mecanismo usado quando o desastre é grande demais para que o município ou estado resolva por conta própria, pedindo auxílio da União e outros entes.
*A reportagem está em atualização.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube