Lançamento de livro de pesquisadores da UFRJ detalha impacto da desinformação entre os consumidores


Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio
Divulgação
O Laboratório de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) lança, nesta terça-feira (5), o livro “Atingidos pelas Redes Sociais: os impactos da indústria da desinformação nos consumidores brasileiros” no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
A obra reúne análises e dados inéditos sobre desinformação no ambiente digital, com contribuições de mais de 20 pesquisadores. Os estudos são baseados em pesquisas realizadas pelo “Observatório da Indústria da Desinformação”, criado em 2023 em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O lançamento contará com uma mesa de debate, das 15h às 16h30, com a professora Marie Santini, diretora do NetLab UFRJ; o pesquisador Márcio Borges, que é diretor-geral da WMcCann RJ; e Nicolo Zingales, professor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O debate também contará com participações em vídeo do médico Drauzio Varella e da atriz Paolla Oliveira, que relatarão suas experiências pessoais com o uso indevido de suas imagens em golpes e fraudes nas redes sociais.
Após as discussões, das 16h30 às 17h30, haverá uma sessão de autógrafos com os autores da obra e a distribuição gratuita de exemplares para os participantes. A quantidade de livros é limitada.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Serviço
Evento: lançamento do livro “Atingidos pelas Redes Sociais: os impactos da indústria da desinformação nos consumidores brasileiros”
Data: terça-feira (5)
Horário: a partir das 14h30
Local: auditório do Museu do Amanhã – Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro

A entrada é gratuita, e a distribuição de exemplares está sujeita à disponibilidade no local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.