Conexão ODS 2025 destaca talentos locais e debates sobre sustentabilidade


Roberta Sá
Maju Magalhães
NATAL, julho de 2025
Muito além de ser um fórum para deliberações e avanços cruciais acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Conexão ODS se prepara para exaltar a rica pluralidade da arte e cultura brasileira. Através de sua iniciativa Conexão Cultural, o cronograma do evento prevê momentos de respiro e leveza, sublinhando a importância de prestigiar os talentos artísticos da região em meio a pautas tão determinantes para o futuro.
Durante os três dias de evento, uma variedade de artistas está confirmada para fascinar o público participante. O pontapé inicial, em 7 de agosto, será dado pelo grupo Fuxico de Feira, que recepcionará os participantes com sua energia vibrante e uma clara exaltação da brasilidade.
Em seguida, para a abertura oficial dos trabalhos na plenária principal do evento, o canto indígena de Nathalia Tatanka conectará o público às raízes ancestrais. Encerrando o primeiro dia, as crianças da Comunidade Novo Horizonte assumirão o protagonismo da plenária com a performance do Balé da Ralé, e a noite culminará com o ritmo envolvente da Skarimbó Banda.
Na sexta-feira (8), segundo dia de evento, o público poderá contemplar a percussão vibrante de Batukedô e para fechar a programação em grande estilo, o Conexão Cultural traz o talento e o samba envolvente da potiguar Roberta Sá que, este ano, comemora 20 anos de carreira.
Para a jornada final, a organização preparou uma manifestação cultural e religiosa arraigada, com a presença da Roda de Toré. Além disso, em comemoração ao segundo ano do Conexão ODS, o conjunto Samba Preto no Branco será responsável por encerrar as ações do encontro, entregando uma atmosfera de intenso fervor.
O Conexão Cultural foi pensado com o intuito de aprimorar a vivência dos presentes, disponibilizando intervalos de expressão criativa que incitam novos pontos de vista e elos. “As expressões artísticas são capazes de motivar, unir e inspirar os componentes essenciais que buscamos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, pontua Ticiana Rolim, idealizadora do evento e presidente da Somos Um.
A concretização do Conexão Cultural reitera o engajamento do Conexão ODS em abranger todas as facetas do progresso sustentável. Esta iniciativa é subsidiada com verbas provenientes do Programa Cultural Câmara Cascudo, sob a gestão do Governo do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA). Conta ainda com o apoio financeiro de Brisanet, Instituto Riachuelo, Santa Clara e Solar Coca-Cola.
O Conexão Cultural faz parte da programação do Conexão ODS que é Promovido pela Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, e, nesta edição, também pelo Sebrae RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Serviço:
Conexão ODS
Quando: 07 a 09 de agosto de 2025
Onde: Hotel Senac Barreira Roxa – Natal/RN
Realização: Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae-RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.