
Família autoriza doação e permite captação de pulmões pela primeira vez no HC de Botucatu
Hospital das Clínicas Botucatu/Divulgação
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) – Unesp (HCFMB), por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), realizou a captação de diversos órgãos de um único doador.
A equipe conseguiu captar coração, os pulmões, o fígado, os rins e as córneas, órgãos vitais que beneficiaram pacientes em situação crítica, reforçando o impacto transformador da doação de órgãos.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo o HC, esta foi a primeira captação pulmonar após o recente credenciamento do Serviço no Ministério da Saúde para realização de transplante desse órgão.
O fígado foi o único órgão que permaneceu no HCFMB para ser implantado. Além das especialidades médicas do HCFMB, participou da captação uma equipe do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor).
A ação só foi possível por conta da autorização da família do doador. Inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com a doação de apenas uma pessoa. Para ser um doador de órgãos, o interessado deve manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. (Veja na reportagem abaixo o dado que mostra um aumento na recusa das famílias em autorizarem as doações no país).
Transplantes: famílias brasileiras têm se recusado mais a fazer doação de órgãos
O que pode ser doado?
Rins
Fígado
Coração
Pulmões
Pâncreas
Intestino
Córneas
Valvas cardíacas
Pele
Ossos
Tendões
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região