
‘Na Roda’, espetáculo de rua do Grupo Maria Cutia, de Belo Horizonte
O grupo de teatro Maria Cutia, de Belo Horizonte, fará três apresentações gratuitas em Divinópolis nos dias 7, 8 e 9 de agosto, com espetáculos do repertório da trupe. A companhia já se apresentou em 24 estados brasileiros e em seis países em quase 20 anos de estrada.
“Estamos animadas com essa ideia de levar três espetáculos diferentes para uma mesma cidade. Dá uma sensação de estarmos em um mini festival, nas praças da cidade, ao ar livre. E o gostoso é que quem vai na quinta, volta na sexta e no sábado, e acaba levando outras pessoas para os outros dias”, comenta a coordenadora de produção do grupo Luisa Monteiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
Além dos espetáculos, o grupo traz a Divinópolis a ‘Oficina Brincante’, uma vivência musical com repertório de cantigas de roda, canções de cortejo e histórias musicadas, com técnicas de expressão vocal e corporal, improvisação e princípios da música em cena. As inscrições devem ser feitas por meio deste link.
Espetáculo “Mundos” – Grupo Maria Cutia
Foto: Tati Motta
No dia 7, o grupo apresenta ‘Mundos’, uma viagem musical pela infância de vários países. No dia seguinte, o grupo apresenta o show cênico infantil ‘Aquarela’, em que cenários e figurinos são pintados ao vivo pelos atores, diante da plateia.
No sábado, além da oficina, o grupo apresenta ‘Na Roda’, espetáculo brincante com repertório de canções do Vale do Jequitinhonha e do norte de Minas.
Fundado em 2006 em Belo Horizonte, o Maria Cutia investiga o diálogo entre música e teatro, a linguagem do palhaço, da máscara expressiva e das tradições brincantes brasileiras. Os espetáculos são marcados por trilha sonora executada ao vivo e diálogo direto com o público.
A programação integra o projeto de circulação do grupo por dez cidades mineiras, com patrocínio da Cemig via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Na primeira etapa, realizada em maio, o grupo passou por oito cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
“Vivemos em um estado tão grande e tão diverso que fazer uma turnê por ele tem um caráter nacional. Cada município tem suas peculiaridades, seu charme. E o teatro de rua entra em cena pra jogar com essas perspectivas. Assim, cada espetáculo é único, já que muda o público, muda a praça, muda a paisagem”, comenta a atriz e fundadora do Maria Cutia, Mariana Arrudas.
Veja a programação completa:
07/08 (quinta-feira) às 19h: espetáculo ‘Mundos’ na Praça do Santuário
08/08 (sexta-feira) às 19h: espetáculo ‘Aquarela’ na Praça do Santuário
09/08 (sábado) das 10h às 12h: Oficina Brincante
09/08 (sábado) às 16h: espetáculo ‘Na Roda’ na Praça Catedral (em frente ao Museu de Divinópolis)
Peça “Aquarela” – Grupo Maria Cutia
Foto: Jackson Romanelli
LEIA TAMBÉM:
Prodígio do balé: mineira de 10 anos, que tem mais de 100 medalhas, vai ao Grand Prix de Viena
Casal faz sucesso na internet ao mostrar cidades do interior de MG para além dos roteiros tradicionais
Artista de Divinópolis leva obra sobre ancestralidade e resistência para festival internacional na Paraíba
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas