Morre o jornalista José Roberto Guzzo, aos 82 anos


Jornalista J.R.Guzzo durante participação na TV Cultura
Reprodução/TV Cultura/YouTube
O jornalista José Roberto Dias Guzzo morreu na madrugada deste sábado (2) em São Paulo. Aos 82 anos, era considerado um dos grandes nomes do jornalismo do país.
Segundo nota divulgada pela revista digital “Oeste”, da qual era um dos fundadores, colunista e integrante do conselho editorial, a causa da morte foi um infarto. Ele também era colunista do Estadão.
O velório será no Cemitério Congonhas neste sábado, e o sepultamento está previsto para domingo (3).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SP no WhatsApp
J.R Guzzo, como assinava seus textos, começou a carreira em 1961 no jornal Última Hora. Cinco anos depois, foi trabalhar no Jornal da Tarde, do Grupo Estado, e chegou a ser correspondente em Paris.
Foi, no entanto, na Editora Abril onde passaria a maior parte da vida profissional. Em 1968, ele entrou na Veja como editor de internacional e depois foi correspondente em Nova York.
Em 1976, assumiu a direção da revista, cargo que ocupou até 1991. Nesse período, conseguiu tirar a publicação do vermelho e levá-la a ficar entre as maiores revistas semanais de informação do mundo. Desde 1988, Guzzo também passou a acumular a diretoria-geral da Exame.
Após deixar a Veja em 1991, o jornalista tirou um ano sabático antes de voltar à Exame, como diretor editorial e publisher. Ele voltou à Veja em 2008 como colunista e lá permaneceu até 2019.
Em 2020, ajudou a fundar a revista Oeste e se tornou voz de destaque entre o público conservador. No ano seguinte, passou a escrever colunas para o Estado de S. Paulo em 2021.
Em nota, a revista Oeste se referiu a Guzzo como o “mais brilhante profissional do país”.
“Vítima de um infarto, morreu às 5h deste sábado, 2, o jornalista José Roberto Dias Guzzo. Aos 82 anos, J.R.Guzzo, como assinava os textos que publicou, era o mais brilhante profissional do país. Paulista da capital, Guzzo consagrou-se quando, ocupando o cargo de diretor de redação da Veja, comandou o crescimento da revista que alcançaria a terceira tiragem do mundo. Um dos fundadores de Oeste, integrante do conselho editorial e seu principal colunista, o melhor de todos nós partiu depois de contribuir decisivamente para o sucesso da revista. Sem ele, Oeste não seria o que é.”
Vídeos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.