Suspeito é preso com 4 toneladas fios de cobre furtados na BR-381; ele usava uniforme de técnico de telecom

Polícia prende homem que transportava quase duas toneladas de fios de cobre
Um homem, de 46 anos, foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (1º), transportando quatro toneladas de fios de cobre furtados, na altura de Igarapé, na BR-381, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o material havia sido roubado de uma empresa de telefonia em Jacareí, no interior de São Paulo, e tinha como destino final a cidade de Esmeraldas, também na Grande BH.
A carga estava escondida em uma van modelo Sprinter, com documentação em dia e registrada em nome da esposa do suspeito.
Além do cobre, a polícia apreendeu escadas, cintas de içamento, cones de sinalização, um alicate de corte de alta precisão e um uniforme completo de técnico de uma empresa de telecomunicação. A reportagem entrou em contato com a empresa, mas ainda não obteve retorno.
A abordagem aconteceu após uma denúncia recebida pelo setor de inteligência da Polícia Militar, que já monitorava a atuação de uma quadrilha interestadual especializada no furto e transporte de cobre.
Passagens por furto e receptação
Segundo a polícia, o homem detido já tinha várias passagens por furto e receptação. Ele contou aos militares que a carga já havia sido vendida para um homem em Vespasiano.
Em depoimento, o suspeito afirmou ter saído de Esmeraldas com destino a São Paulo, mas não soube explicar se participou diretamente do furto no local.
De acordo com o cabo Diego da Cruz, do Pelotão de Meio Ambiente, a quadrilha atua em várias frentes, desde a retirada e transporte do material até a desmontagem e revenda.
“Ninguém age sozinho dessa forma. Ele foi pego sozinho, mas afirmou que o grupo é maior, que o outro grupo age lá em São Paulo também, assim como tem o outro grupo aqui na região Metropolitana, especialmente na cidade de Esmeraldas, que é onde faz o desmonte desse material para venda”, explicou.
A van foi apreendida. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.