
Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina
Emerson Rocha / G1 Petrolina
Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais do 21ª edição do Festival Aldeia do Velho Chico em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. São 14 formações de linguagens diversas, como música, artes visuais e dança, que vão acontecer em espaços descentralizados. As atividades ocorrem a partir deste sábado (2).
As inscrições podem ser feitas pelo site do Sesc Eventos ou presencialmente na Central de Relacionamento da unidade de Petrolina.
As oficinas disponíveis são:
Vivência Produção Absurda: práticas de produção e gestão em grupos de teatro – Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza/CE)
Vivência Criando com a terra e com os sonhos – Calila das Mercês (Berimbau/BA)
Vivência Voz e Tambor com Alessandra Leão (Recife/PE)
Vivência A Dança das Águas com Geórgia Macedo e Nayane Gakre (Porto Alegre/RS)
Master Class com Tereza Seiblitz (Rio de Janeiro/RJ)
Oficina Direitos Autorais na Música com Márcia Xavier – UBC (Recife/PE)
Oficina Processos Criativos e Direção para Documentário – Dayse Porto (Salvador/BA)
Oficina de Produção Musical com Júlia Izidorio (Recife/PE)
Dança de Reis e Rainhas dos Blocos Afro com Gisele Soares (Salvador/BA)
Oficina SimBora Elaborar Projetos com Liga Criativa (Recife/PE)
Oficina Vogue Femme e Fundamentos Ballroom com Zoe Luiza (Salvador/BA)
Residência Artística de Arte Urbana com Coletivo Duo Quimera (Fortaleza/CE)
Oficinas de Artes nas Escolas Municipais de Petrolina/PE |
Criação de Esculturas em Madeira com Fredson Adjar e Carina Lacerda
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
O Festival
A 21ª edição do Festival Aldeia do Velho Chico será realizada entre os dias 8 e 24 de agosto, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento, realizado pelo Sesc, contará com aproximadamente 100 atividades e espera receber cerca de 10 mil pessoas durante a programação, que conta com opções gratuitas ou a preços populares. (Confira a programação completa). (veja como comprar os ingressos).
A abertura do Festival será no Teatro Dona Amélia, às 14h, com a Mostra Pedagógica das Oficinas das Escolas Municipais, apresentação de produções dos alunos e alunas, seguida da concentração do Cortejo Abre Alas para o Velho Chico.
Veja como foi o Abre alas do Aldeia do Velho Chico em 2024
No sábado (23), será realizado o Virarte, marcando o encerramento do Festival. A população poderá participar de atividades das 13h até 1h, na madrugada do domingo, no Sesc. No domingo (25), será a vez da terceira edição do Festival Gira Mundo, no Ilê Asé Ominkayodé, das 13h às 20h.
O Aldeia terá 16 dias consecutivos de ações em diversos espaços. A programação é composta por exposições, formações, intervenções urbanas, espetáculos, shows, performances, lançamento de livros, debates e rodas de conversas. Entre os nomes confirmados, estão a atriz Tereza Seiblitz, que trará seu primeiro monólogo “Carangueja”; a cantora e vencedora do Grammy Latino 2023, Xênia França, a escritora e ativista indígena, Geni Núñez; e a cantora e compositora Mãeana.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE