Bloqueio atmosférico mantém MS sob tempo seco e aumenta perigo de queimadas


Áreas em vermelho estão em alerta máximo para umidade do ar.
Climatempo
Mato Grosso do Sul está em alerta por causa da baixa umidade do ar nesta sexta-feira (1º). De acordo com o Climatempo, o tempo seco, comum no inverno brasileiro, continua predominando em boa parte do interior do país.
O estado enfrenta alerta máximo, com umidade relativa do ar abaixo de 20%. A situação aumenta o risco de queimadas e pode causar problemas respiratórios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Em Campo Grande, o calor seco predomina. As temperaturas podem chegar aos 33 °C. A combinação de calor e baixa umidade acelera a evaporação e resseca o solo e a vegetação, aumentando o risco de incêndios e o desconforto térmico.
Tempo seco
A situação é causada por um bloqueio atmosférico gerado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Esse sistema de alta pressão se fortalece no inverno e impede a formação de nuvens e chuvas, mantendo o céu limpo por vários dias.
Sem chuvas, o solo perde umidade com rapidez e a vegetação seca. Isso faz com que a umidade do ar caia ainda mais. O resultado são dias ensolarados e secos, com manhãs frias e tardes quentes — padrão típico do inverno no Centro-Oeste.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.