
Capivara ferida foi atendida por técnicos do CCZ no Parque Léon Feffer em Mogi das Cruzes
Prefeitura de Mogi das Cruzes/Divulgação
Um filhote de capivara foi resgatado com vários ferimentos em Mogi das Cruzes. O resgate foi feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na manhã desta quinta-feira (31), no Parque Leon Feffer, em Brás Cubas.
De acordo com o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, os ferimentos foram provocados por ataques de cães. Imediatamente após o resgate, o filhote foi encaminhado ao CCZ, onde recebe os cuidados veterinários necessários.
“A situação exigia ação rápida para garantir a sobrevivência do animal. Felizmente, conseguimos socorrê-lo a tempo e agora ele está em recuperação”, afirmou o veterinário.
Após o tratamento, a capivara será reabilitada e, quando estiver em condições adequadas, será devolvida ao seu habitat natural no próprio parque.
O CCZ reforça a orientação para que a população evite qualquer tentativa de manipular animais silvestres feridos.
Em casos como este, o ideal é entrar em contato diretamente com o Centro de Controle de Zoonoses, que possui equipe especializada para realizar o atendimento adequado, de forma segura tanto para o animal quanto para as pessoas envolvidas.
O contato com o CCZ pode ser feito pelos telefones 153, 4798-6799 ou 4798-6785.
Leia Também
Mulher é presa em Suzano por dívida de R$ 80 mil em pensão alimentícia
‘Foi uma cena triste’: grupo de Mogi das Cruzes encontra onça-pintada morta no Pantanal
Grupo de Mogi das Cruzes encontra onça-pintada morta no Pantanal