
Ondas engolem parte das pedras do Arpoador na manhã desta quinta (31)
Reprodução/TV Globo
A Capitania dos Portos voltou a liberar a navegação na saída da Baía de Guanabara na manhã desta sexta-feira (1º) para as embarcações de esporte e passeio, pesca e transporte de carga. O caminho havia sido fechado na manhã de quinta (31), por causa das condições do mar.
O aviso de liberação acontece na mesma manhã que terminou o alerta de ressaca da Marinha que estava vigente desde terça (29). O fenômeno atingiu toda a orla do Estado do Rio de Janeiro.
O Centro de Operações Rio, da prefeitura da capital, com base no aviso da Marinha, declarou como encerrado o período de ressaca.
Ressaca
Ressaca interdita orla do Leblon, destrói portão de prédio e desloca aparelho de ginástica
Durante o período de mar revolto, as águas atingiram o calçadão de várias partes da cidade. A Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na Zona Sul do Rio, chegou a ser fechada ao tráfego. O portão de um edifício foi destruído e quiosques contabilizaram prejuízos.
Parte de Rio das Pedras, na Zona Oeste, também chegou a ficar alagada. a combinação da ressaca com a maré alta empurrou a água pela Lagoa da Tijuca até o Rio das Pedras. Como o terreno ali é plano e baixo, ruas acabaram tomadas.
Mulher carrega o filho em uma das ruas alagadas de Rio das Pedras
Reprodução/TV Globo