Com 805 ninhos, Fernando Noronha registra recorde histórico de desovas de tartarugas marinhas


Filhote de tartaruga segue para o mar em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha registrou a melhor temporada de reprodução de tartarugas marinhas da história. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31) pela Fundação Projeto Tamar. Foram contabilizadas 805 desovas na ilha (veja vídeo acima). O recorde anterior era de 432 ninhos, na temporada 2022/2023.
Quase todos os filhotes já nasceram. Apenas um ninho ainda aguarda o nascimento, previsto para os próximos dias. Os pesquisadores do Projeto Tamar comemoraram os resultados.
“Esse recorde é fruto do trabalho de conservação feito há mais de 40 anos. Agora estamos colhendo os frutos. Nossa missão é recuperar as populações de tartarugas marinhas no Brasil”, afirmou a coordenadora do Tamar, Rafaely Ventura.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Noronha teve o maior número de ninhos de tartarugas da história
Ana Clara Marinho/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Tartarugas marcadas no litoral da Bahia e de São Paulo há mais de dez anos são registradas em Fernando de Noronha para desovar; VÍDEO
Início da temporada
Os primeiros ninhos da temporada 2024/2025 foram registrados no início de dezembro de 2024. Os filhotes nascem cerca de 50 dias após a desova.
A Praia do Leão, no Parque Nacional Marinho, foi novamente o principal ponto de desova nesta temporada.
“Mais de 70% das desovas em Noronha acontecem na Praia do Leão. Acreditamos que as tartarugas escolhem esse local por ser uma área mais tranquila”, explicou Rafaely Ventura.
A espécie que desova na ilha é a tartaruga-verde (Chelonia mydas). O monitoramento da tartetuga-verde em Noronha é feito desde 1984.
Praia do Leão é a principal área de nascimento de tartarugas
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.