Covas rasas, enterro em ruas e abandono de túmulos: vistoria mostra cenário crítico em cemitérios de Maceió


Vistoria identifica irregularidades nos cemitérios São José e São Luiz, em Maceió
Uma nova inspeção da Defensoria Pública do Estado mostrou a situação nos cemitérios públicos São José, no Trapiche, e São Luís, na Santa Amélia, em Maceió. De acordo com o defensor público Lucas Monteiro Valença, denúncias levaram à constatação de irregularidades como sepultamentos em vias internas dos cemitérios, covas rasas, ausência de calçamento, túmulos abandonados e identificação de corpos jogada ao chão.
“Além dessas irregularidades, o intervalo entre onde cada pessoa era sepultada é um intervalo muito pequeno, muito curto. As placas de identificação das pessoas são jogadas ao chão, e as ruas, por exemplo, não tem nenhum tipo de calçamento. Então, quando chove, se formam poças de água dentro do cemitério e muitos mausoléus também abandonados”, disse o defensor.
A situação mais grave, segundo Valença, é a superlotação crônica. Mesmo após compromissos assumidos pela Prefeitura de Maceió em ações movidas pela Defensoria Pública, as obras de ampliação do cemitério São Luís estão em estágio inicial e dificilmente serão concluídas dentro do prazo prometido, que era o final de agosto. A Defensoria informou que vai comunicar ao Judiciário o descumprimento do acordo e solicitar a aplicação de multas pesadas para forçar o município a agir.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Além de cobrar a conclusão das obras, o órgão também exige medidas emergenciais para recuperar mausoléus abandonados e liberar novas vagas com mais rapidez.
“Enquanto isso, infelizmente, seguimos testemunhando cenas absurdas de pessoas sepultadas sem qualquer dignidade”, lamentou o defensor. A Prefeitura de Maceió foi procurada, mas até o momento não se manifestou sobre o caso.
Vistoria mostra cenário crítico em cemitérios de Maceió
Reprodução/ TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.