Turista brasileira no Havaí busca abrigo em montanha após alerta de tsunami: ‘Pânico total’; VÍDEO


Brasileira no Havaí se abriga em montanha e relata pânico ao receber alerta de evacuação
A brasileira Júlia Carrilo de Moraes, de 29 anos, buscou abrigo em uma área montanhosa na Ilha de Maui, no Havaí, apenas com a roupa do corpo após receber um alerta de evacuação por conta de um tsunami devido ao terremoto de magnitude 8,8 registrado na Península de Kamtchatka, na Rússia. Ao g1, a jornalista afirmou que sentiu “pânico total” até entender o que estava acontecendo.
O terremoto em Kamtchatka ocorreu na manhã de quarta-feira (30), pelo horário local — noite de terça-feira (29), no Brasil. Ele também foi registrado no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos, o que fez as autoridades emitirem alertas. No Havaí, as ondas atingiram a costa na madrugada.
Moradora de Santos, no litoral de São Paulo, Júlia estava no segundo dia da viagem de férias ao lado do marido quando começou a receber os alertas no celular. O casal fazia um passeio de carro pela estrada Road to Hana, sem sinal ou acesso à internet, quando o primeiro aviso chegou.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Brasileira de férias no Havaí se abriga em montanha e relata ‘pânico total’ ao receber alerta de evacuação por causa de tsunami
Arquivo pessoal
A jornalista contou que ela e o marido começaram a retornar para o hotel onde estavam hospedados, mas o percurso demoraria cerca de 2h30. Quando conseguiram acessar a internet, viram que amigos do Brasil estavam telefonando pois viram notícias sobre o tsunami.
“A gente ficou um pouco desesperado, mas tentou manter um mínimo de calma”, disse ela. Segundo o relato, o casal decidiu voltar para o hotel, mas o estabelecimento, que ficava próximo à praia, corria risco de ser afetado. “Na hora que a gente estava voltando, viu muitos carros subindo as montanhas, porque no alerta pedia pra evacuar os locais costeiros”, complementou ela.
Júlia disse que foi apenas com a roupa do corpo para o lugar mais alto possível. O casal ficou no local até aproximadamente 1h da manhã em uma área montanhosa, até ser avisado que poderia voltar para o hotel, onde estavam todos os pertences.
“Foi a primeira vez que a gente passou por isso, nunca teve algo parecido e o sentimento foi bem estranho. A viagem é a realização de um sonho e a gente está no lugar mais longe que a gente podia estar da nossa casa. Depois as coisas foram se resolvendo, mas na hora é pânico total”, disse ela.
Retorno ao Brasil
Ao g1, a santista afirmou que os alertas de evacuação cessaram e restam apenas avisos para a população que está na ilha tomar cuidado com as movimentações marítimas.
O retorno do casal para o Brasil está marcado para sexta-feira (1º). Júlia contou que ela e o marido cogitaram voltar antes, mas irão seguir com a programação, uma vez que a situação foi normalizada.
Tsunami
No Havaí, ondas de 1 a 1,2 metro chegaram durante a madrugada de terça-feira (30), afetando praias como Haleiwa e Hanalei. O governador declarou estado de emergência, voos foram cancelados em Maui e moradores próximos à costa foram retirados.
Tsunami atinge regiões do pacífico após terremoto na Rússia
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.