
Azul Linhas Aéreas
Azul Linhas Aéreas/ Divulgação
A Azul Linhas Aéreas foi condenada pela Justiça de Minas Gerais a indenizar em R$ 11.995,54 uma passageira que perdeu um voo internacional após um atraso em trecho doméstico com partida de Governador Valadares (MG), no Vale do Rio Doce.
De acordo com o processo, o atraso, causado pela manutenção de uma aeronave, levou à perda da conexão e obrigou a passageira a arcar com hospedagem, alimentação e novas passagens para o destino final, em Boston, nos Estados Unidos. A decisão reconheceu falha na prestação do serviço por parte da companhia.
A companhia aérea argumentou à Justiça que a manutenção técnica na aeronave foi realizada por questões de segurança, o que configuraria “força maior” e, portanto, a isentaria de responsabilidade.
A justificativa, porém, não foi aceita pelo relator do caso, desembargador Luiz Gonzaga Silveira Soares, que reconheceu falha na prestação do serviço por parte da companhia.
O g1 entrou em contato com a Azul Linhas Aéreas e aguarda retorno.
“Atrasos ou cancelamentos de voos causados por falhas mecânicas não são considerados eventos imprevisíveis e externos[…]. O atraso de voo que resulta na perda de conexão internacional, frustrando a legítima expectativa de chegada ao destino na data previamente estabelecida, extrapola meros aborrecimentos, sendo passível de indenização”, argumento o desembargador na decisão.
Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas: