CTG de Santiago prepara 1 tonelada de charque para a Semana Farroupilha


Preparação do charque no CTG Coxilha de Ronda
Divulgação
O CTG Coxilha de Ronda deu início nesta semana à preparação de 1 tonelada de charque que será utilizada no tradicional arroz de carreteiro servido durante a Semana Farroupilha. A expectativa da entidade é comercializar cerca de 15 mil jantas ao longo dos oito dias de festa, que celebram a cultura e os costumes do povo gaúcho.
Além do preparo da carne, todo o planejamento do evento já está em andamento, desde a contratação dos grupos musicais até a montagem da estrutura no galpão e no acampamento. Segundo o Sota-capataz do CTG, Ronaldo Lavarda, a missão é desafiadora, mas gratificante.
“O charque exige, além da técnica para prepará-lo, tempo bom para secar e antecedência para cortar, separar as porções por noite, que são mais de 100 kg por dia”, explica Lavarda.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O processo envolve diversas etapas, que vão desde a salga da carne até a secagem em varais, seguindo técnicas tradicionais para garantir o sabor autêntico do prato. De acordo com Lavarda, mais do que um evento, a Semana Farroupilha é um compromisso com a preservação cultural.
“Fazer parte de todo esse processo é, com certeza, garantir a continuidade de tudo que aprendemos diariamente no CTG e que tentamos passar aos que vêm depois de nós. É a continuidade daquilo que acreditamos e que queremos manter viva… a nossa tradição”, reforça.
A programação do CTG, considerada um dos principais circuitos de bailes do mês Farroupilha, começa dia 12 de setembro, com fandango animado por João Luiz Corrêa, encerrando dia 19, com o grupo Renascença.
Acampamento Farroupilha 2025 é lançado
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.