
Observatórios registram mais de mil meteoros no RS
☄️ Observatórios astronômicos gaúchos registraram a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul durante as madrugadas dos últimos dias. O fenômeno pode ser visto até o dia 23 de agosto. Veja abaixo dicas para visualizar os meteoros.
Em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Observatório Heller & Jung captou imagens de aproximadamente 1.044 meteoros no céu somente durante a madrugada desta quarta-feira (30). Foram, em média, 58 meteoros por câmera em todas as direções, com 18 câmeras em operação. Veja abaixo.
Além disso, 227 meteoros foram capturados por uma única câmera de alta resolução, integrante da Global Meteor Network, instalada no Santa Maria Tecnoparque, na Região Central do RS.
Outros 254 meteoros foram registrados por três câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), no mesmo local e também no Campus Santo Ângelo do IFFar. Veja o vídeo acima.
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul é um evento astronômico anual em que a Terra atravessa uma trilha de detritos deixada pelo cometa 96P/Machholz. “Esses detritos, ao entrarem na atmosfera terrestre a alta velocidade, queimam e produzem rastros luminosos no céu”, afirma.
Segundo os pesquisadores do projeto Bate-Papo Astronômico, alguns dos meteoros observados também fazem parte da chuva Alpha Capricornídeos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul está ativa desde o dia 12 de julho e pode durar até 23 de agosto. Segundo o professor Jung, o melhor horário para a observação do fenômeno é após a meia-noite, até o amanhecer, “quando o radiante da constelação de Aquário está mais alto no céu”.
LEIA TAMBÉM:
Delta Aquáridas: observatório registra chuva de meteoros em Passo Fundo
Noite estrelada: chuva de meteoros ilumina o céu no Norte do RS
observatório registra chuva de meteoros Líridas sobre o RS
🔭 Dicas para observar o fenômeno:
Horário: especialmente entre 1h e 4h da manhã
Local: escuro e longe da poluição luminosa, como em áreas rurais, zonas de serra, parques naturais e locais afastados de centros
Clima: importante verificar a previsão meteorológica com antecedência, céus limpos e baixa umidade são ideais para evitar a obstrução por nuvens
Imagem com sobreposição de 58 meteoros registrados
Observatório Heller & Jung/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS