
Vacina contra a Covid-19 em Macapá
Jorge Junior/Rede Amazônica
Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) apontam que o Amapá registrou cinco mortes por Covid-19 de janeiro a julho de 2025. Segundo o boletim, quatro óbitos foram em Macapá. Ao todo, são 1300 novos casos nos primeiros sete meses do ano. (veja números detalhados mais abaixo).
A Superintendência informou que 132 pacientes precisaram ser internados neste período em razão da síndrome. Apesar disso, os especialistas apontam que os números estão dentro do esperado para o período.
“A gente está ainda dentro do esperado para esse período do ano. A gente não tem uma situação alarmante como tivemos na época da pandemia. Mas é muito importante que a gente mantenha as prevenções, que no caso da Covid-19, a principal forma é a vacinação”, disse Cássio Peterka, superintendente da Vigilância em Saúde do Amapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no Whatsapp
Veja o número de casos da Covid-19 de janeiro a julho de 2025 no Amapá:
Oiapoque – 53
Calçoene – 1
Amapá – 2
Tartarugalzinho – 2
Porto Grande – 1
Pedra Branca do Amapari – 8
Serra do Navio – 2
Macapá – 989
Mazagão – 14
Santana – 220
Laranjal do Jari – 3
Vitória do Jari – 2
Itaubal – 1
Cobertura Vacinal
Em 2025, a imunização contra Covid-19 passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação e prioriza crianças de 6 meses. No Amapá, a cobertura neste público ainda é considerada baixa. Foram aplicadas 17 mil doses, o que corresponde a menos 5% da população.
“No nosso Estado, foram aplicadas 17 mil doses de vacina de Covid nos menores de cinco anos, mas chama atenção, pois é um número de menos de 5% da nossa população nessa faixa etária, enquanto a gente precisaria ter uma cobertura de 95%, então estamos muito longe da meta”, disse Peterka.
Os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da Covid são:
Idosos;
Imunocomprometidos;
Gestantes e puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com comorbidades;
Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos,
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.
O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a aplicação obedece a nota técnica do Ministério da Saúde. A vacina está incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Acompanhe o esquema vacinal:
Grávidas: uma dose a cada gestação;
Idosos 60+: uma dose a cada seis meses, independentemente do número de doses prévias recebidas;
Crianças: como parte do Calendário Nacional de Vacinação, o imunizante vai ser aplicado em crianças de seis meses até cinco anos.
Os demais grupos prioritários, considerados grupos especiais, a imunização será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina de saúde.
Ministério da Saúde enviou 10,4 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: