Com 2 °C, frio atinge pico e congela madrugada na zona rural de Uberlândia


Inverno em Uberlândia faz temperaturas despencarem
Caroline Aleixo/g1 TV Integração
Uberlândia enfrentou o pico de uma intensa massa de ar polar nesta quarta-feira (30), registrando temperaturas mínimas históricas em diversas regiões do município. Os termômetros marcaram 2,3 °C e 2,4 °C nas estações da Escola Municipal Dom Bosco e no Distrito de Miraporanga, na zona rural.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
No perímetro urbano, os bairros Shopping Park e Gávea registraram mínimas de 3,2 °C e 3,7 °C. Na estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima foi de 11,3 °C às 5h. A sensação térmica chegou a 11,6 °C às 7h. Os dados são do geógrafo William Borges.
A queda brusca na temperatura superou os recordes anteriores de temperaturas mínimas registradas neste inverno. Em 25 de junho, Uberlândia registrou 4,3 °C no Distrito de Miraporanga e 5,4 °C próximo à Escola Municipal Dom Bosco. Em 12 de junho, o bairro Shopping Park, no perímetro urbano, teve mínima de 6,2 °C.
Frio de 0°C na região do Triângulo e Alto Paranaíba
Outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também registraram temperaturas baixas. Prata teve a menor temperatura, com 0,1 °C na zona rural. Patrocínio registrou 1,2 °C na mesma condição.
Cidades mais frias do Triângulo e Alto Paranaíba
Ainda segundo Borges, municípios como São Gotardo, Perdizes e Patrocínio registraram geadas. Nos próximos dias, a massa de ar polar deve perder intensidade e se adaptar às características tropicais da região. A umidade relativa do ar deve continuar baixa.
“A tendência para os próximos dias é de que as temperaturas subam gradativamente. Essa massa de ar polar irá se tropicalizar na região com o passar dos dias. Hoje, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20 % e 30 % em algumas cidades, provocada pela massa de ar polar, que é seca”, explicou o especialista em clima.
LEIA TAMBÉM:
Três maiores diamantes já encontrados no Brasil são de cidade mineira
Uberlândia já registra mais mortes por dengue em 2025 do que em todo 2024
Estudo cria método que ajuda a evitar retorno da hanseníase com mais de 95% de acerto
Frente fria derruba temperaturas no Pontal do Triângulo
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.