
Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020
Ainda não há uma confirmação exata de quem seria o criador do “morango do amor”, receita que viralizou na internet nas últimas semanas. Entretanto, irmãs confeiteiras de Tatuí (SP) produzem o doce desde 2020 e “reivindicam” o título de criadoras da receita.
Ao g1, Paula Virgínia, 47 anos, relembra como a ideia de receita surgiu há cinco anos, as doceiras Paula e Cristiane administram as demandas de receitas com as profissões de professora e engenheira química. “Em 2020, eu e minha irmã já trabalhávamos juntas. Não tínhamos receitas, muito menos dicas, foram vários testes até tudo ficar perfeito”.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Após o resultado, o doce entrou para o cardápio disponível da confeitaria para a tradicional Feira do Doce de Tatuí, uma das maiores do Estado.
“Assim, em 23 de julho de 2020, lançamos em Tatuí o tão maravilhoso morango do amor. Porém, estávamos passando pela pandemia da Covid-19 e, mesmo assim, os morangos faziam sucesso”, continua Paula.
LEIA TAMBÉM:
Lar adapta receita do ‘morango do amor’ para idosos: ‘Todo mundo está provando’
“Em 2022, levamos este doce à Feira do Doce de Tatuí e tivemos mais de 3.000 unidades vendidas”, relembra. Nos anos seguintes, as vendas aumentaram: em 2023 foram 3.500 unidades; em 2024 foram 4.500 e, neste ano, houve recorde de venda na Feira do Doce, com mais de 6.000 morangos do amor, com valor de R$ 15 por unidade, segundo a confeiteira.
Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020
Paula Virgínia/Arquivo pessoal
O sucesso do doce não é só entre os clientes. As irmãs fizeram a receita em família, no domingo (27), com uma linha de produção que envolviam até as crianças, enquanto o doce foi finalizando com a calda preparada no fogão a lenha. Assista ao vídeo no início desta reportagem.
Novas receitas
Em 2025, Paula e Cristiane levaram uma nova receita para o cardápio, em que o doce tem a calda parecida do morango do amor ou da tradicional maçã do amor, entretanto, o receito é bem diferente: com biscoito recheado, creme de avelã e brigadeiro branco. Assista ao vídeo abaixo.
Doceiras de Tatuí criam novas receitas utilizando a calda cristalizada do morango do amor
“Nós não produzimos o morango do amor todos os dias, estamos cumprindo nossa agenda com doces personalizados. Este ano, lançamos essa nova receita”, conta.
Já a ideia de começar a empreender no ramo de confeitaria surgiu em 2007, ao fazer doces para festas infantis da filha Ana Júlia. “O primeiro doce foi a maçã do amor tradicional, depois vieram os doces personalizados. Desde sempre, começaram a surgir o interesse de compra pelos convidados e, assim, iniciou a comercialização de nossos produtos”.
Doceiras de Tatuí criam novas receitas utilizando a calda cristalizada do morango do amor
Paula Virgínia/Arquivo pessoal
Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020
Paula Virgínia/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM