Doceiras de Tatuí que vendem ‘morango do amor’ desde 2020 reivindicam título de criadoras da receita


Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020
Ainda não há uma confirmação exata de quem seria o criador do “morango do amor”, receita que viralizou na internet nas últimas semanas. Entretanto, irmãs confeiteiras de Tatuí (SP) produzem o doce desde 2020 e “reivindicam” o título de criadoras da receita.
Ao g1, Paula Virgínia, 47 anos, relembra como a ideia de receita surgiu há cinco anos, as doceiras Paula e Cristiane administram as demandas de receitas com as profissões de professora e engenheira química. “Em 2020, eu e minha irmã já trabalhávamos juntas. Não tínhamos receitas, muito menos dicas, foram vários testes até tudo ficar perfeito”.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Após o resultado, o doce entrou para o cardápio disponível da confeitaria para a tradicional Feira do Doce de Tatuí, uma das maiores do Estado.
“Assim, em 23 de julho de 2020, lançamos em Tatuí o tão maravilhoso morango do amor. Porém, estávamos passando pela pandemia da Covid-19 e, mesmo assim, os morangos faziam sucesso”, continua Paula.
LEIA TAMBÉM:
Lar adapta receita do ‘morango do amor’ para idosos: ‘Todo mundo está provando’
“Em 2022, levamos este doce à Feira do Doce de Tatuí e tivemos mais de 3.000 unidades vendidas”, relembra. Nos anos seguintes, as vendas aumentaram: em 2023 foram 3.500 unidades; em 2024 foram 4.500 e, neste ano, houve recorde de venda na Feira do Doce, com mais de 6.000 morangos do amor, com valor de R$ 15 por unidade, segundo a confeiteira.
Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020
Paula Virgínia/Arquivo pessoal
O sucesso do doce não é só entre os clientes. As irmãs fizeram a receita em família, no domingo (27), com uma linha de produção que envolviam até as crianças, enquanto o doce foi finalizando com a calda preparada no fogão a lenha. Assista ao vídeo no início desta reportagem.
Novas receitas
Em 2025, Paula e Cristiane levaram uma nova receita para o cardápio, em que o doce tem a calda parecida do morango do amor ou da tradicional maçã do amor, entretanto, o receito é bem diferente: com biscoito recheado, creme de avelã e brigadeiro branco. Assista ao vídeo abaixo.
Doceiras de Tatuí criam novas receitas utilizando a calda cristalizada do morango do amor
“Nós não produzimos o morango do amor todos os dias, estamos cumprindo nossa agenda com doces personalizados. Este ano, lançamos essa nova receita”, conta.
Já a ideia de começar a empreender no ramo de confeitaria surgiu em 2007, ao fazer doces para festas infantis da filha Ana Júlia. “O primeiro doce foi a maçã do amor tradicional, depois vieram os doces personalizados. Desde sempre, começaram a surgir o interesse de compra pelos convidados e, assim, iniciou a comercialização de nossos produtos”.
Doceiras de Tatuí criam novas receitas utilizando a calda cristalizada do morango do amor
Paula Virgínia/Arquivo pessoal
Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020
Paula Virgínia/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.