Agência Espacial Brasileira comete erro ao usar IA para homenagear Santos Dumont; entenda


Publicação da Agência Espacial Brasileira (AEB) em comemoração aos 152 anos de Santos Dumont
Reprodução
A Agência Espacial Brasileira (AEB) fez uma postagem oficial em comemoração aos 152 anos de Santos Dumont, considerado o “pai da aviação”, no dia 20 de julho (veja foto acima).
No entanto, a arte usada na publicação continha erros relacionados a figura do 14-Bis, avião construído pelo brasileiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Nesta segunda-feira (28), a AEB publicou um pedido de desculpas, e informou que usou inteligência artificial para compor a imagem.
Veja como é o 14-Bis construído pelo aviador:
Imagem de Santos Dumont no 14-Bis
Reprodução
Entenda inconsistências
👉 Na postagem feita por IA, Santos Dumont está posicionado na parte frontal da aeronave, quando o correto seria na traseira.
👉 Outros erros da arte postada no dia 20 de julho, são os trens de pouso longe do piloto, as hélices na frente do avião e a asa esquerda incompleta.
“Ninguém da AEB revisou a imagem gerada? Ninguém revisou o post? Ninguém conhece o 14 Bis?”, questionou um internauta nas redes sociais.
“O resultado apresentou inconsistências históricas na representação do 14 Bis, notadamente em sua estrutura e proporções”, diz a Agência Espacial.
O que diz a Agência Espacial Brasileria
“Na postagem comemorativa pelos 152 anos de Santos Dumont, veiculada em nossas redes no dia 20 de julho, nós utilizamos uma imagem gerada por inteligência artificial. A proposta era prestar uma homenagem visual ao inventor, mas o resultado apresentou inconsistências históricas na representação do 14 Bis, notadamente em sua estrutura e proporções.
Desta maneira, reconhecemos o equívoco e pedimos desculpas pelo inconveniente. Nosso objetivo sempre foi valorizar a memória de Santos Dumont e promover o conhecimento científico com seriedade e respeito à história.
Agradecemos a todos que nos alertaram de forma construtiva. Seguimos comprometidos com a divulgação científica responsável e a valorização do nosso patrimônio aeroespacial.”
Via Brasil: Uma homenagem ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont
LEIA TAMBÉM:
BOMBAS E RISOS NAS TRINCHEIRAS: conheça o humor dos jornais feitos por soldados e para soldados na Primeira Guerra Mundial
DULCINA DE MORAES: governo do DF revalida tombamento de teatro, e ‘ideário’ da atriz passa a ser patrimônio imaterial da capital
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.