
Registro flagra araras acasalando em MS
Um casal de araras-canindé foi flagrado acasalando na Lagoa Maior, ponto turístico de Três Lagoas (MS), na semana passada. O registro foi feito pelo fotógrafo Wilmar Carrilho.
No vídeo, é possível ver um casal de araras protagonizando um momento de carinho no alto de uma árvore, em plena natureza. A cena rara demostra o comportamento da espécie de ave.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A temporada de reprodução das araras-canindé começa em agosto e vai até janeiro. O período coincide com a transição da estação seca para a chuvosa, quando há mais alimentos disponíveis na natureza.
Araras são monogâmicas
Sendo animais monogâmicos, as araras tendem a ter o mesmo par para o resto da vida. Elas atingem sua maturidade sexual a partir de quatro a seis anos de vida.
A fêmea costuma botar de 2 a 4 ovos — geralmente 2. O tempo de incubação varia entre 24 e 28 dias. Os filhotes nascem cegos e sem penas.
As araras preferem fazer ninhos em cavidades de árvores altas, especialmente em áreas de mata ou cerrado. As próprias aves escolhem os parceiros que querem ter ao lado.
*Estagiário sob supervisão de José Câmara.
Araras foram flagradas durante acasalamento.
Walmir Carrilho/Arquivo Pessoal
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: