
Quatro pessoas morrem afogadas em menos de 48 horas em cidades de Rondônia
Reprodução/Redes sociais
Quatro casos de afogamento foram registrados em menos de 48 horas neste fim de semana em cidades do interior de Rondônia. As vítimas estavam em momentos de lazer com familiares e amigos quando os acidentes aconteceram.
Diante da situação, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta para os cuidados necessários durante o período de férias, especialmente em rios, balneários e represas, que costumam atrair banhistas nessa época do ano.
O primeiro caso aconteceu durante uma confraternização em uma chácara em Santa Luzia do Oeste (RO), no último sábado (26), quando Helena Carvalho da Silva, de 3 anos, morreu após se afogar em uma piscina. Segundo o boletim de ocorrência, a criança entrou na água sem que ninguém percebesse.
Hellena da Silva
Reprodução/Redes Sociais
Em Cabixi, Matheus Ferreira Couto, de 23 anos, morreu após se afogar ao tentar atravessar uma represa em um balneário do município, também no sábado (26), ao anoitecer. Ele estava acompanhado de um amigo no momento do acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Colorado do Oeste (RO), Matheus e o amigo tentaram atravessar o reservatório no fim da tarde, mas enfrentaram dificuldades no meio do percurso. Matheus afundou e não retornou à superfície. O corpo foi encontrado por mergulhadores quatro horas depois, já sem vida.
Matheus Ferreira Couto, de 23 anos (vitíma de afogamento)
Reprodução/Redes sociais
Já no domingo (27), durante uma pescaria com familiares, um adolescente de 17 anos, se afogou no Rio Candeias, em Buritis (RO). De acordo com a polícia, o acidente aconteceu após o jovem tentar desengatar um anzol dentro do rio, momento em que começou a se afogar. Os familiares tentaram socorrê-lo, mas ele afundou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate, o corpo foi encontrado por volta das 16h e passou por perícia. A identidade do adolescente não foi revelada pelas autoridades. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Buritis.
Local onde o adolescente de 17 anos foi encontrado
Reprodução/Redes sociais
O quarto caso aconteceu no fim da tarde de domingo, em Cacoal (RO). De acordo com os bombeiros, um jovem identificado como Guilherme Teixeira Durso, de 19 anos, morreu afogado em uma represa localizada na Linha 11, zona rural do município. O acidente ocorreu durante uma tarde de lazer com amigos.
Guilherme Teixeira Durso, de 19 anos
Reprodução/Redes sociais
Aumento de casos de afogamento
O Corpo de Bombeiros alerta para o aumento no número de mortes por afogamento no Cone Sul de Rondônia. Segundo o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM), Marcos Antunes, mais de 10 pessoas morreram afogadas em 2024 nos municípios de Cabixi, Colorado do Oeste e Pimenteiras do Oeste (RO).
De acordo com o comandante, a maioria dos casos está relacionada à imprudência, consumo de bebidas alcoólicas e vulnerabilidade das vítimas, como crianças e idosos.
Atenção redobrada durante o período de férias
O Corpo de Bombeiros reforça os cuidados que devem ser tomados para evitar afogamentos, especialmente durante as férias escolares e o período de calor intenso. Locais como rios, lagos, represas e até piscinas residenciais apresentam riscos que podem ser fatais, principalmente para crianças. Entre as orientações estão:
Dar preferência a locais com salva-vidas, como clubes ou balneários credenciados;
Evitar o uso de boias circulares, que podem se soltar com facilidade. A recomendação é utilizar coletes salva-vidas, que oferecem maior segurança;
Não ultrapassar áreas sinalizadas e sempre respeitar os limites de segurança indicados nos locais de banho;
Manter crianças sob vigilância constante, mesmo em piscinas pequenas. Cercas, portões e dispositivos de segurança ajudam, mas não substituem a supervisão de um adulto;
Evitar entrar na água após o consumo de álcool, pois isso afeta a coordenação e o julgamento do banhista;
Em caso de afogamento, não entre na água sem preparo.
O afogamento é rápido, silencioso e pode ser fatal. A orientação é para que a população evite situações de risco e, em caso de emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
VEJA MAIS:
Dois afogamentos aconteceram nesse final de semana em Rondônia