Rio Gurupatuba mantém nível elevado em pleno verão amazônico e preocupa Defesa Civil em Monte Alegre


Em Monte Alegre, rio Gurupatuba está 1,35m acima do mesmo período em 2024
Enquanto o verão amazônico avança e rios como o Tapajós e o Amazonas já apresentam recuo em seus níveis, a situação em Monte Alegre, no oeste do Pará, segue atípica. O rio Gurupatuba, que normalmente começaria a baixar neste período, está mais de um metro acima do nível registrado na mesma época do ano passado, segundo monitoramento da Defesa Civil.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Geziel Walace, o comportamento do rio chama a atenção. “Em março e abril o nível até chegou a cair um pouco, mas voltou a subir e hoje marca 4,50 metros, cerca de 5 centímetros a mais do que o registrado em março. Em relação ao mesmo período de 2024, o rio está 1,35 metro mais alto”, detalhou.
A expectativa era de que, em julho, o Gurupatuba já estivesse com volume bem abaixo da média, seguindo o padrão da estação seca. No entanto, a estabilidade do nível, com pequenas variações, tem frustrado essa previsão e gerado alerta.
Em outubro de 2024, o rio chegou a registrar volume negativo de 68 centímetros. A Defesa Civil, no entanto, acredita que esse patamar não será alcançado neste ano. Mesmo assim, a preocupação se mantém, já que o cenário ainda é de cheia em algumas áreas ribeirinhas, justamente no período em que já era esperada a estiagem.
Rio Gurupatuba em Monte Alegre, no oeste do Pará (Imagem ilustrativa)
Reprodução / Redes sociais
“A água estava vazando e ainda está enchendo. Daqui a 60 dias, ela provavelmente não vai baixar tudo isso. A expectativa era uma estiagem forte como nos últimos dois anos, mas até agora não se confirmou”, explicou Walace.
No ano passado, Monte Alegre foi uma das cidades mais impactadas pela seca severa, que levou à decretação de estado de emergência e causou a morte de rebanhos inteiros. Este ano, mesmo com o nível acima da média, o município vive a esperança de um verão amazônico menos agressivo.
A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do rio Gurupatuba diariamente e mapeando possíveis famílias que possam ser afetadas. O trabalho preventivo é realizado em parceria com outros órgãos da região oeste do Pará.
“Estamos trabalhando em conjunto com outras instituições para garantir um plano de ação e evitar que famílias sofram como nos últimos anos”, finalizou o coordenador.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.