
Idoso foi preso suspeito de atear fogo em cartório em Rondonópolis (MT)
O idoso Nivaldo de Santana, de 60 anos, foi preso após atear fogo em um cartório em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, no sábado (26). Nesse domingo (27), a Justiça converteu a prisão do suspeito de flagrante para preventiva. O idoso tem passagens criminais desde 1996 (confira lista mais abaixo)
Imagens do circuito de segurança do cartório registraram o momento em que o idoso vai até o local, acende um isqueiro e põe fogo nas plantas do prédio e depois foge a pé. O órgão foi tomado pelas chamas e teve a parte da frente destruída (assista acima).
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias de MT em tempo real e de graça
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi chamada para ir até o Cartório Aureo Candido Costa, pois um homem havia ateado fogo no prédio. O suspeito foi identificado pelas imagens da câmera de segurança.
Nivaldo foi preso e encaminhado à delegacia da Polícia Civil, no município. Com ele, foram encontrados o isqueiro que ele usou para incendiar o local, uma bolsa de couro e uma faca.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e apagou o fogo.
Ficha criminal
A polícia informou que o suspeito possui uma longa ficha criminal, com passagens por crimes como furto, roubo, receptação, ameaça, dano ao patrimônio público e perturbação de sossego.
A primeira anotação registrada contra ele é de 1996, por furto. Desde então, foram contabilizadas ao menos oito ocorrências do mesmo crime ao longo dos anos.
Em 2004 e novamente em 2020, ele foi preso por roubo. Também possui registros por receptação em 2010 e 2025, além de ameaça em 2020.
Em 2016 e 2025, foi autuado por dano, sendo o mais recente por dano ao patrimônio público.
No ano de 2018, o suspeito foi denunciado por perturbação do sossego público.
O prédio foi tomado pelas chamas e teve a frente destruída
Reprodução