Campanha arrecada livros para o sistema prisional do DF; veja como participar


Complexo Penitenciário da Papuda, no DF
TV Globo/Reprodução
A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal começou uma campanha para arrecadar livros. O destino das obras: as bibliotecas dos presídios da capital federal.
Os livros arrecadados serão lidos pelos próprios detentos – uma ação que promove a retomada do contato deles com a educação e com a cultura, e pode ajudar na ressocialização.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Os livros podem ser entregues nos postos do Na Hora que realizam serviços ligados à administração penitenciária: Ceilândia, Riacho Fundo, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga (veja endereços abaixo).
Advogados e visitantes também podem doar as obras para a administração penitenciária durante os dias de visita. Segundo o governo, os livros passarão por uma triagem de segurança e devem estar em bom estado de conservação, sem anotações ou rasuras.
60 anos da TV Globo: livreiro Chiquinho já apareceu em diversas reportagens
Os livros serão arrecadados até dezembro deste ano.
Em seguida, a partir de janeiro de 2026, as obras passarão a compor as bibliotecas das unidades prisionais. E poderão ser usados, inclusive, para a chamada remição de pena.
Para cada obra lida e avaliada, a pessoa privada de liberdade pode reduzir até quatro dias da pena total a cumprir – uma forma de incentivar o hábito da leitura e reconquistar a cidadania plena. Para isso, é preciso que o livro esteja na lista oficial organizada pela Seape-DF.
Veja em quais unidades do Na Hora é possível doar livros:
Ceilândia Sul: Shopping Popular (QNM 11, Área Especial)
Riacho Fundo: Shopping Riacho Mall (QN7 AE 1, 2º andar)
Rodoviária do Plano Piloto: plataforma inferior
Sobradinho I: Quadra 6, AE 8
Taguatinga: QS3, Lote 11 – Pistão Sul
Banca itinerante de livros percorre feiras pelo DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.