Prédio residencial esvaziado por risco de desabar passa por obras de prevenção


Defesa Civil interdita prédio residencial em Fortaleza
O condomínio San Franccesco, na Rua Fiscal Vieira, em Fortaleza, começou a receber obras de intervenção nesta semana para evitar o colapso da estrutura. O prédio residencial foi interditado em 4 de julho pela Defesa Civil após o órgão constatar problemas na estrutura do edifício causados pelo afundamento desigual do solo sob a sua fundação.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Os moradores foram retirados do local, e os veículos foram estacionados do lado de fora do condomínio. A estrutura recebeu 170 escoras para evitar o desabamento. Ainda não há previsão de quando as obras preventivas devem ser concluídas.
Em nota, a Defesa Civil de Fortaleza confirmou a interdição e disse que os moradores haviam sido evacuados por “orientação do engenheiro responsável pela obra que está sendo realizada na edificação.”
Edifício foi interditado em Fortaleza após apresentar problemas no solo.
Brenda Albuquerque/ Sistema Verdes Mares (SVM)
LEIA TAMBÉM:
Quem são as pessoas da mesma família mortas em acidente no Ceará
Dois homens são mortos a tiros dentro de churrascaria em Boa Viagem
Agora, a Defesa analisa um laudo realizado pela Torres Construtora sobre a estrutura da base e do alicerce do condomínio. A partir do laudo, as próximas medidas serão definidas.
Os moradores foram retirados do local.
Brenda Albuquerque/ Sistema Verdes Mares (SVM)
Por meio de nota, a construtora disse que a interdição foi uma ação preventiva, para viabilizar a realização de estudos detalhados e garantir as condições adequadas para a execução dos trabalhos de recuperação.
“A decisão foi baseada em vistorias técnicas que identificaram fissuras, desníveis e movimentações em pontos específicos da edificação. Está sendo conduzido um estudo geotécnico para análise das características do solo de fundação, bem como a elaboração de um projeto estrutural voltado para o reforço das fundações e recomposição de elementos comprometidos. Todas as avaliações estão sendo realizadas por equipes técnicas especializadas”, informou o engenheiro civil Pablo Torres.
Prédio residencial é esvaziado após solo afundar em Fortaleza
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.