Primeiro terminal hidroviário do Amapá é inaugurado, em Macapá; veja como o espaço vai funcionar


1º Terminal Hidroviário do Amapá
Gea/Divulgação
O Terminal Hidroviário Hercílio da Luz Mescouto, o primeiro do estado, foi inaugurado nesta quinta-feira (24) na orla de Macapá. Segundo o governo do Amapá, a reforma busca atender os critérios de segurança aquaviários, já que o local é um dos principais pontos de embarque e desembarque de pessoas vindas de regiões próximas à capital.
A obra custou mais de R$ 2,6 milhões. Localizado no Píer 2 e conhecido anteriormente como “Rampa do Santa Inês”, com a reforma o espaço ganhou:
Pista com acessibilidade;
Quatro bilheterias;
Banheiros adaptados
Lanchonete;
Iluminação em LED;
Passarela coberta;
Paisagismo e áreas de convivência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no Whatsapp
Sala de espera para passageiros do Terminal Hidroviário
Gea/Divulgação
O governador Clécio Luís destaca que a gestão estadual busca manter uma relação amigável com as ilhas do Pará. A obra é tida como um avanço no setor econômico e turístico do Estado. 
“Parte do nosso PIB se deve por essa relação que temos, então temos que valorizar isso. Nossa relação econômica é muito forte, então essa relação tem uma importância afetiva, cultural e econômica. Junto a isso, tem o fato de estarmos à margem de um rio, e a gente não tinha nenhum Terminal Hidroviário ainda. Anteriormente tinha o embarque e desembarque, mas sem segurança e salubridade”, afirmou. 
De acordo com o governo, por ano passam pelo terminal cerca de 90 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Amapá apresenta o maior crescimento em movimentação portuária da Região Norte em 2025
Fiscalização marítima
Espaço passou pela inspeção da Antaq
Mariana Ferreira/g1
Um dos problemas do antigo local é que ele não atendia aos padrões de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), colocando em risco a vida dos passageiros. 
Em alguns casos, quem precisava embarcar usava uma espécie de ponte de madeira para ter acesso aos barcos. Além disso, a passarela de desembarque de carga era a mesma que os passageiros utilizavam para transitar ao desembarcar.
“Em Macapá existe uma trafegabilidade muito grande de pessoas e cargas. Por isso, agora o terminal garante segurança e comodidade para transportar carga e passageiros, aconteça aqui. Nessa área, teremos a segregação do embarque e desembarque das cargas e dos passageiros, temos também um estacionamento exclusivo para as cargas e para os passageiros, tudo isso dentro dos padrões”, destacou David Covre, secretário de infraestrutura.
A obra iniciou a partir de um acordo judicial, o qual a gestão estadual se comprometeu a realizar as mudanças para se encaixar nos padrões de segurança. 
Cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos nas obras e o recurso foi destinado do tesouro estadual. A fiscalização do trânsito na área será realizada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap). 
Quem é Hercílio da Luz Mescouto?
Engenheiro natural da cidade Bragança no Pará, Mescouto chegou ao Amapá em 13 de maio de 1971. O profissional foi responsável pela construção do Quartel “Plácido de Castro” da Polícia Militar (PM), do Hospital de Emergências de Macapá e do 3º Pavimento do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), do prédio da Seguridade Social (INSS), de 12 casas do Banco do Brasil, além de outros projetos.
Obras de revitalização da rampa do Santa Inês seguem ativas
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.