
Internacionalização do Aeroporto de Sorocaba (SP) é oficializada após 12 anos de tratativas
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba (SP) e a Rede Voa SP oficializaram, nesta quarta-feira (23), a internacionalização do Aeroporto Estadual “Bertram Luiz Leupolz” para atividades de manutenção de aeronaves. O terminal fica no Jardim Ana Maria, zona norte da cidade.
A aprovação da Receita Federal foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de julho. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou após a aprovação que a documentação seria analisada pela agência, responsável por dar o aval efetivo a respeito da internacionalização. A TV TEM questionou a Anac sobre a análise, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A prefeitura informou que o Ato Declaratório será publicado nesta quarta-feira.
Conforme a prefeitura, a partir da mudança, poderão ser efetuados serviços aéreos privados de entrada e saída de aeronaves do exterior para passarem por serviços de manutenção e reparo, além de operações de importação e exportação definitiva de aeronaves.
A medida também possibilita que o Centro de Serviços da Embraer em Sorocaba atenda mais jatos executivos de clientes internacionais, como a norte-americana NetJets, para manutenção no Brasil.
“O processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba é antigo, mas hoje, já é uma realidade para todos. Seguimos todos os passos para aprovação, desde a Anvisa até a Anac. Hoje, o Aeroporto de Sorocaba é pode receber aeronaves do mundo inteiro para manutenção, aumentando empregos e geração de renda na cidade”, relatou o CEO da Rede Voa, Marcel Moure.
LEIA TAMBÉM
Mais de 2 mil aeronaves e 20 mil pousos e decolagens: conheça a rotina do aeroporto de Sorocaba
Entenda como funciona o ‘pedágio’ para aviões no aeroporto de Sorocaba
Aeronave particular faz pouso de emergência no aeroporto de Jundiaí
A prefeitura informou que a cerimônia de “batismo” de aeronave, a partir do primeiro pouso internacional no aeroporto, deve ocorrer nos próximos dias para marcar a internacionalização.
Processo começou em 2013
As primeiras tratativas sobre o tema foram feitas no início de 2013, quando o economista Geraldo de Almeida era secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorocaba. Uma viagem a Brasília chegou a ser realizada para tratar do tema.
Com sucessivas trocas de secretários durante as gestões municipais, o assunto deixou de ser prioridade e voltou à pauta com mais ênfase somente no final da década passada.
O Aeroporto Catarina, em São Roque (SP), que é particular e sequer existia quando houve as primeiras tratativas de internacionalização de Sorocaba, começou a operar e já tem, desde 2021, autorização para realizar os procedimentos de pouso e decolagem com aeronaves de outros países.
O processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba começou quando o local ainda era gerido integralmente pelo Governo do Estado de São Paulo. A Rede Voa-SP assumiu a operação dos 11 aeroportos do bloco SE a partir do dia 1º de abril de 2022, que inclui Sorocaba.
Conheça a rotina do aeroporto de Sorocaba
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM