
A transformação digital deixou de ser um tema romântico ilustrado em apresentações bonitas e se tornou uma realidade latente para o crescimento sustentável e competitivo das empresas em todos os setores. Segundo o Gartner, organizações que estão adotando tecnologias modernas de infraestrutura e operações (I&O) percebem ganhos imediatos e estratégicos: desde a aceleração de processos até a redução de custos operacionais, além de uma significativa melhoria na experiência de clientes e colaboradores.
“Mais do que implantar novas ferramentas, trata-se de redefinir a forma como o negócio opera, a sua entrega valor e como as empresas se adaptam às mutações de mercado” afirma Alexandre Conte, Head de Marketing e Vendas da Opus Tech.
Entre os principais benefícios que essas empresas colhem está a performance superior de suas operações, com alta disponibilidade e maior segurança. “Em um cenário de exigências crescentes por velocidade e confiabilidade, a infraestrutura na nuvem vem se consolidando como o caminho mais efetivo, garantindo que sistemas críticos permaneçam acessíveis e seguros, independentemente do volume de usuários ou picos de demanda. Além disso, com soluções em nuvem, a proteção contra falhas ou ciberataques é potencializada, contando com equipes especializadas, protocolos avançados e compliance maduros” reforça Conte.
divulgação: Anderson Loyola.
Outro diferencial competitivo é o dimensionamento flexível dos recursos, que permite alinhar infraestrutura às reais necessidades do negócio, evitando desperdícios e melhorando a gestão de custos. Ao invés de investimentos fixos altos em data centers e equipamentos próprios, empresas que adotam a nuvem conseguem ampliar ou reduzir rapidamente sua capacidade, ajustando-se à sazonalidade, aos lançamentos de novos produtos ou a estratégias de expansão, de forma escalável, segura e ágil. Esse nível de adaptação e controle representa não apenas economia, mas também maior liberdade para inovar.
A tecnologia salientando a velocidade, segurança e competitividade no mundo dos negócios, no qual líderes estão acelerando suas decisões de adoção tecnológica para garantir que suas empresas prosperem, mesmo em cenários de incerteza econômica.
O Gartner, referência global em pesquisa e análise de tecnologia, divulgou em seu mais recente roadmap de adoção de tecnologias para I&O, com dados que ajudam empresas de todos os setores a planejar sua evolução digital com confiança.
2025 Technology Adoption Roadmap for Infrastructure and Operations (I&O)
Divulgação: Gartner – Relatório
Confira os 10 principais insights que podem orientar a sua organização rumo a um futuro mais ágil, seguro e estratégico:
1. Adoção acelerada, apesar das incertezas
Mesmo em meio a desafios econômicos, o ritmo de implantação de tecnologias I&O aumentou. Neste ano o estudo do Gartner reportou que 62% das 47 tecnologias analisadas já estão em uso, mostrando que as empresas não podem mais esperar para evoluir suas operações.
2. Foco em soluções ‘as a service’ e sustentabilidade
Tecnologias como Edge as a Service, IoT PaaS, DaaS e UCaaS já estão amplamente implementadas. Além disso, há um olhar crescente para a sustentabilidade como parte das estratégias tecnológicas.
3. GenAI já é realidade
A inteligência artificial generativa (GenAI) deixou de ser promessa: 77% dos líderes de I&O já aplicaram ao menos um caso de uso de GenAI em suas operações, automatizando processos, aumentando produtividade e potencializando a análise de dados.
4. Cibersegurança e compatibilidade técnica são os maiores riscos
Ao adotar novas tecnologias, 43% dos líderes apontam a cibersegurança como principal preocupação, seguida por problemas de compatibilidade técnica e complexidade arquitetural (36%). Esses riscos reforçam a importância de parceiros confiáveis em nuvem e segurança digital.
5. Combate à dívida técnica consome metade do orçamento
Mais da metade dos gestores dedica 50% do orçamento de I&O para resolver questões de infraestrutura defasada ou obsoleta, mostrando como o acúmulo de sistemas legados impacta diretamente a capacidade de inovação.
6. Velocidade e agilidade são prioridades
Quando perguntados sobre o valor estratégico das tecnologias, 60% indicam que o principal objetivo é aumentar velocidade e agilidade, enquanto apenas 17% priorizam resiliência e continuidade operacional.
7. Digital workplace como motor de produtividade
Tecnologias que apoiam o ambiente digital de trabalho estão sendo priorizadas por oferecerem menor risco e resultados rápidos: 70% dessas soluções já estão implementadas nas empresas.
8. Cloud, edge e data center continuam a crescer
Essas tecnologias são vistas como habilitadoras essenciais de agilidade e escalabilidade, com 86% das soluções de cloud, edge e data center em fase de implantação.
9. Operações em fase piloto, apesar dos riscos
Mais da metade das tecnologias voltadas à gestão de operações ainda estão em piloto, refletindo cautela das empresas, mas também grande potencial de evolução.
10. Rede como base da transformação digital
Para 67% dos líderes de I&O, as tecnologias de rede representam as soluções de maior valor estratégico, sendo consideradas fundacionais para qualquer iniciativa de transformação digital.
Como sua empresa está se preparando para o futuro?
Esses insights mostram que a tecnologia não é mais mero suporte ao negócio, se tornou estratégia de crescimento. Para evoluir sua infraestrutura de forma segura, ágil e sustentável, conte com parceiros como a Opus Tech capaz de unir expertise em computação em nuvem, cibersegurança e inteligência de negócio.