
A Polícia Civil de Minas Gerais abriu inquérito para investigar denúncias de estelionato contra uma empresa de convites de formatura que teria causado prejuízos a estudantes da capital. Pelo menos 12 comissões relataram problemas com a empresa Book Convite. De acordo com a instituição, três delas já prestaram depoimento, e outras oitivas estão previstas.
O caso veio à tona no mês de junho, quando vários estudantes universitários relataram o desaparecimento da empresa após o pagamento pelos convites. Segundo eles, a fornecedora, que tem sede em Belo Horizonte, parou de responder mensagens e não entregou os materiais contratados. Em uma das comissões, o prejuízo estimado ultrapassa R$ 80 mil.
A investigação está sob responsabilidade da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor. A polícia informou que outras informações só poderão ser divulgadas com o andamento do inquérito.
O g1 tenta contato com a Book Convite.
Universitários denunciam empresa de formatura
‘Não é só convite, carrega muito afeto’
O curso de Medicina de uma faculdade da capital, com formatura marcada este ano, foi um dos mais afetados. Segundo o estudante Gabriel Duarte, integrante da comissão, os alunos não receberam os convites, apesar de terem cumprido todas as etapas previstas no contrato.
“O próprio representante da empresa falou que toda comunicação seria oficial pelo grupo nosso estabelecido e que as respostas ocorreriam até 24 horas. Essa foi a única mensagem dele. Eles eram responsáveis por um sonho muito grande nosso. Convite de formatura não é só um convite pra ir pra festividade, carrega muito afeto”, afirmou o estudante.
As denúncias foram registradas por estudantes de diferentes regiões do estado. Os responsáveis deixaram um recado na porta da sede da empresa, em Belo Horizonte. (saiba mais abaixo)
Vários casos espalhados por MG
De acordo com levantamento feito pela produção do MG2, da TV Globo, ao menos 12 comissões de formatura de diferentes cursos enfrentam problemas semelhantes com a Book Convite. A empresa mantém um perfil nas redes sociais com pouco mais de 10 mil seguidores.
No endereço informado pela empresa, localizado no bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, a reportagem encontrou o local fechado.
Na porta, um cartaz informava que, “devido a problemas operacionais”, houve atrasos nos projetos e que a empresa suspendeu o atendimento presencial por uma semana. O comunicado mencionava ainda “ameaças à equipe” como justificativa para a suspensão temporária. (veja foto acima)
Recado na porta da empresa Book Convites.
TV Globo
Vídeos mais assistidos do g1 MG