
Cão disponível para adoção viraliza após ter rotina compartilhada em rede social
Um cãozinho disponível para adoção em Itapetininga (SP) viralizou nas redes sociais após ter sua rotina registrada em vídeo. Elvis vive na ONG União Internacional de Proteção aos Animais (Uipa) e espera por uma família há dois anos.
A repercussão começou quando um influenciador entrou em contato com a ONG e se ofereceu para produzir um vídeo voluntário, mostrando os animais do abrigo. O conteúdo foi publicado na segunda-feira (21) e ultrapassou 250 mil visualizações em menos de 24 horas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Elvis, cãozinho sem raça definida (SRD) de meia-idade disponível para adoção na Uipa, em Itapetininga
Reprodução/Uipa
Segundo a presidente voluntária da Uipa, Fernanda Nery, de 44 anos, Elvis é um cão de meia-idade, o famoso “caramelo rebaixado”, que aguarda um lar cheio de amor há quase dois anos.
“Após o vídeo, 300 novas pessoas começaram a seguir as redes sociais da organização e 20 novas pessoas se interessaram e preencheram fichas para adotar o Elvis. É sensacional, trabalhamos para isso: que os animais sejam adotados. Ficamos muito felizes”, compartilhou Fernanda.
No abrigo, aproximadamente 40% dos animais são idosos e, ao todo, 343 animais aguardam um lar. “O vídeo serviu para mostrar os animais que estão há mais tempo esperando o momento da adoção”, continuou.
Ideia da campanha
O influenciador Guilherme Koichi, de 34 anos, morador de Itapetininga, contou que a ideia do vídeo surgiu após assistir a uma publicação de um atleta norte-americano que, uma vez por mês, se voluntariava para correr com cães de abrigo.
“Desde então, me perguntei porque ninguém fazia isso aqui (ou porque eu nunca tinha visto alguém fazer). Falei para o pessoal da ONG que eu tinha dois objetivos: encontrar uma família para o Elvis, e chamar a atenção das pessoas para questões sobre adoção de cães que ficam muito tempo em abrigos”, afirmou.
Segundo Guilherme, os dois objetivos foram alcançados após a repercussão do vídeo. “A ONG continua recebendo muitas pessoas interessadas e a causa recebeu muita atenção, fiquei muito feliz por isso. Por outro lado, percebi que chegam muitas pessoas com crítica por diversas interpretações que possam ter sobre a motivação da ação.”
Cachorro disponível para adoção em Itapetininga (SP) viraliza após ter rotina compartilhada em rede social
Reprodução/Uipa
Adoção responsável
Interessados em partilhar amor e oferecer um lar responsável devem ser maiores de idade e comprovar que possuem condições financeiras para cuidar do animal em caso de emergências com veterinários.
Todos os animais adotados são entregues vacinados, vermifugados e com a castração garantida aos novos donos.
Mais informações sobre adoção e sobre a ONG Uipa de Itapetininga estão disponíveis em uma rede social da instituição.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM