Fã que esteve no 1º Rock in Rio relembra show de Ozzy Osbourne no festival: ‘Foi o maior sucesso’


Elvio Luiz Lorieri, 76 anos, esteve no 1º Rock in Rio e relembra show de Ozzy Osbourne
Elvio Luiz Lorieri/Arquivo pessoal
Ao som da bateria e guitarra que introduz “Over The Mountain”, um fã do interior de São Paulo que esteve presente no 1º Rock in Rio, em 1985, relembrou os momentos marcantes do show de Ozzy Osbourne, que morreu na terça-feira (22), aos 76 anos.
Elvio Luiz Lorieri, de 76 anos, é de Mairinque (SP) e lembra de todos os detalhes do show, que aconteceu há mais de quatro décadas. “Foi o maior sucesso. Uma das músicas que eu lembro dele era ‘Over The Mountain’. E, também, quando lançaram o animal no palco, uma galinha”, conta.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conhecido como “Príncipe das Trevas”, John Michael “Ozzy” Osbourne nasceu em Birmingham, na Inglaterra, e se tornou um dos mais importantes personagens da história do rock. Além do vocal melodioso e potente, ele ficou conhecido pelas performances intensas no palco.
Na época, a produção do festival até colocou uma cláusula no contrato que impedia o músico de morder qualquer animal no palco, devido ao episódio que ocorreu três anos antes, quando Ozzy Osbourne abocanhou um morcego achando que ele era de borracha, durante um show nos Estados Unidos.
“Ele [Ozzy] esteve no Brasil outras vezes, mas não vi pessoalmente, assisti na TV. A gente vai ficando mais velho e vai querendo mais mordomia, assistindo em casa. Minha esposa gosta mais de rock do que eu agora”, continuou Elvio.
Entretanto, quando mais jovem, Elvio chegou a ir ao festival novamente, três anos depois, e reforçou que nada supera a experiência da década de 1980. “O que ficou na lembrança mesmo foi o primeiro Rock in Rio. O primeiro é sempre o primeiro, então, foi muito marcante.”
“Outra lembrança que tenho é que o Ozzy vestiu a camisa do Flamengo. Eu torço para o Corinthians, mas, na época, achei legal. Muitos artistas vinham e vestiam a camisa do time”, relembra.
Herança musical
Ozzy Osbourne morre aos 76 anos
O amor pela música e, principalmente, pelo rock, foi herdado pelos filhos e netos, segundo Elvio. É o caso de Leonardo André Loreli, de 43 anos, e Pedro, de dez, que, juntos, tocam diversas músicas de grandes astros. Assista ao vídeo no início da reportagem.
“Tenho cinco filhos e tem um que é bem roqueiro mesmo, e meu neto, que acompanha ele, tocando baixo. Eles têm uma verdadeira banda no apartamento e, inclusive, eles tocam a música do Ozzy”, finalizou.
Despedida do ‘pai do heavy metal’
Ozzy Osbourne se apresenta no intervalo de jogo de futebol americano nos EUA em 2021
John McCoy/AP Photo
Osbourne conquistou milhares de fãs ao criar, com o Black Sabbath, um dos pilares do heavy metal. Ele iniciou sua trajetória artística em uma cidade industrial e cinzenta, mas alcançou palcos globais com suas performances que geraram controvérsia, como na vez em que abocanhou um morcego, achando que ele era de borracha.
Ozzy foi o primeiro vocalista do Black Sabbath, com quem gravou álbuns fundamentais do gênero, como “Paranoid” e “Master of Reality”. Após deixar a banda em 1979, construiu uma carreira solo marcada por hits como “Crazy Train” e “No More Tears”. Ele retornou ao grupo em 1997 e a volta rendeu o último álbum de estúdio, “13”, lançado em 2013, com direito a shows no Brasil.
A morte do cantor foi anunciada em um comunicado divulgado pela família. “É com uma tristeza que palavras não podem expressar que informamos que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu nesta manhã. Ele estava com a família, cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”
Nos últimos anos, Ozzy enfrentava sérios problemas de saúde. Ele foi diagnosticado com Parkinson em 2019, já passou por diversas cirurgias e chegou a declarar que não conseguia mais andar.
Há menos de um mês, ele fez seu último show. Subiu ao palco em um trono com um morcego no encosto e se apresentou sentado por motivos de saúde. A despedida, chamada “Back to the Beginning”, aconteceu em 5 de julho, em Birmingham, cidade na Inglaterra onde o grupo criou o heavy metal.
Ozzy Osbourne durante show em Brasília, em abril de 2011
Ueslei Marcelino/Reuters
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.