Polícia do AM procura suspeitos que compram dados de cartões para golpes online

Suspeitos de comprar dados de cartões de vítimas online são procurados pela polícia
A Polícia Civil do Amazonas está em busca de dois homens suspeitos de cometerem crimes de estelionato pela internet. Segundo as investigações, os suspeitos compram dados de cartões de crédito na darkweb e atuam em uma rede criminosa online.
Conforme a polícia, os suspeitos são Stanley de Souza Oliveira e Janderson de Souza Leal. Eles adquiriam dados de cartões em redes criminosas da internet, incluindo a darkweb — um espaço da internet usado para atividades ilegais.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com o delegado Cícero Túlio, responsável pelas investigações, o objetivo da dupla era usar esses dados para comprar produtos em lojas de diversos setores.
“Eles obtêm dados de cartão de crédito de outras pessoas, inclusive de outros estados, e realizam compras por meio de links junto a empresas da região Norte, tanto no Amazonas quanto no Pará. Depois, receptam os materiais adquiridos e os revendem a preços muito abaixo do mercado. Quando os lojistas percebem, após algumas semanas, ocorre o estorno dos pagamentos pelas operadoras de cartão de crédito”, explicou o delegado.
Até o momento, a polícia recuperou quase duas toneladas de materiais de limpeza e suprimentos de informática, comprados de forma fraudulenta com cartões clonados. A mercadoria foi enviada para Manaus por uma loja do Pará, e um homem foi preso em fevereiro deste ano.
Os prejuízos ainda não foram totalmente calculados, mas as compras fraudulentas variavam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.
“Qualquer informação que ajude a localizar esses suspeitos pode ser encaminhada diretamente à unidade policial ou pelo disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública, no número 181. Garantimos o sigilo dos dados dos denunciantes para evitar qualquer retaliação”, afirmou o delegado Cícero Túlio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.