
Falta de chuva seca principal lago de Ipuã, SP, e revolta moradores
A principal lagoa de Ipuã (SP), um dos cartões-postais da cidade e ponto de encontro dos moradores, enfrenta um cenário desolador devido à intensa estiagem. A falta de chuvas secou grande parte dos 29,5 mil metros quadrados do lago, localizado no centro do município, transformando a paisagem em um amontoado de terra e revelando peixes mortos.
A situação tem gerado preocupação e tristeza na população, afetando atividades de lazer como a pesca, antes praticada por moradores.
A estiagem prolongada não só impactou a fauna aquática, mas também alterou o ecossistema local. Apesar do cenário desolador, algumas aves, como quero-queros e garças, ainda frequentam o local em busca de alimento entre os restos.
Estiagem afeta principal lago de Ipuã, SP, e deixa paisagem de peixes mortos.
Reprodução EPTV
Esta não é a primeira vez que o lago de Ipuã enfrenta tal situação. Eventos semelhantes foram registrados em 2021 e 2022.
O secretário de Engenharia, Fausto Olivier Franco, explicou que a falta de chuvas contínuas tem prejudicado a recuperação do local.
“As chuvas de hoje são muito esparsas, cai uma chuva muito torrencial, e fica 7, 8, até 15 dias sem chover de novo. Isso facilita com que a água evapore e seque mais rápido a lagoa”, afirmou o secretário.
Franco ressaltou que a recuperação do lago é possível com o retorno das chuvas e a restauração de nascentes, como a que fica na entrada da cidade. Ele destacou que a revitalização é um processo lento, que exige o plantio de mais árvores no entorno.
“A gente precisa plantar mais árvores no entorno, mas está sendo providenciado isso com parcerias, com a usina que nos fornece algumas mudas, com municípios da região que fornecem mudas, e até nós que cultivamos aqui na cidade”, detalhou.
LEIA TAMBÉM:
Após recorde de incêndios em 2024, Ribeirão Preto anuncia plano de contingência na estiagem
Como estiagem prolongada acende alerta para nível de rios no interior de SP
Moradores, como Oleir da Silva, expressam a tristeza em ver o lago em tal estado. “Claro que o clima, a situação climática, não contribui, a falta de chuva, mas chegar nesse ponto aí é triste de ver”, disse.
Segundo o secretário, uma limpeza será realizada nos próximos dias no local, mas não estabeleceu um prazo para a conclusão dos trabalhos.
Estiagem afeta principal lago de Ipuã, SP.
Reprodução EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região