
Arquibancada desaba durante rodeio em Eldorado e deixa feridos
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um procedimento para averiguar a regularidade das instalações do rodeio onde uma arquibancada desabou em Eldorado, no litoral de São Paulo, e apurar a responsabilidade dos envolvidos na organização e fiscalização da estrutura. Dezenas de pessoas ficaram feridas e três seguem internadas.
O acidente ocorreu no último sábado (19), por volta das 22h50, no Complexo Esportivo Mário Covas. Em comunicado, a organização da Expo Eldorado afirmou que as estruturas passaram por inspeções técnicas e que o evento contava com a documentação exigida pelos órgãos responsáveis.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou uma vistoria na arena, após o acidente, em parceria com a equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, o MP-SP citou o caso como “trágico incidente” e afirmou que o procedimento chamado de ‘Notícia de Fato’ foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Eldorado.
Segundo o órgão, foram solicitadas informações para as equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Eldorado e comissão organizadora do evento, com intuito de esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
“Especialmente no que diz respeito à emissão e posterior cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), à fiscalização da lotação da arquibancada e à responsabilidade técnica pela montagem da estrutura”, disse o MP-SP, em nota.
Arquibancada desabou durante rodeio em Eldorado (SP)
Redes sociais
Quantas pessoas estavam na arquibancada?
A advogada da Comissão Organizadora da Expo Eldorado 2025 afirmou que houve problemas no controle de acesso ao setor onde ocorreu o acidente, cuja entrada era gratuita. Segundo Leila Adriana Caliari, o evento tinha capacidade para receber até 13.975 pessoas.
“A gente não tem nem como contar qual o número de pessoas que cabia na arquibancada. Se foi a superlotação, se foi uma falha numa peça da estrutura. A gente não pode afirmar isso. […] Só a perícia vai poder dizer”, disse a mulher.
Comitê de crise
Segundo o prefeito de Eldorado, Noel Castelo (Solidariedade), um comitê de crise que foi instalado no domingo (20) para acompanhar os desdobramentos do acidente. Os integrantes estão trabalhando para ajudar na investigação e acompanhar as famílias que não ficaram feridas fisicamente, mas podem sofrer com traumas psicológicos.
Arquibancada em rodeio em Eldorado (SP) cedeu e 60 pessoas ficaram feridas
Reprodução
Feridos
Segundo a Prefeitura de Eldorado, 56 pessoas já passaram por atendimento médico. Destas, 39 foram levadas para o serviço de saúde logo depois do acidente, enquanto outras procuraram atendimento de forma individual após o caso.
Conforme apurado pelo g1, três pessoas seguem hospitalizadas, em estado estável, sendo duas no Hospital Regional de Registro (HRR) e outro no Hospital Regional de Pariquera-Açu (SP).
Arquibancada desabou em rodeio em Eldorado (SP)
Redes sociais
Em nota, o HRR informou que uma mulher, de 49 anos, que segue internada para controle de dor por meio de uma cirurgia programada para sexta-feira (25) e um menino de 11 anos, que deve passar por intervenção cirúrgica na enfermaria pediátrica na mesma data.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Consaúde), que administra o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, informou que nove pessoas foram atendidas, sendo que sete foram avaliadas. Um paciente foi transferido e um homem de, 24 anos, permanece internado por trauma em coluna (T12), em quadro estável e realizando exames complementares.
Arquibancada desabou durante rodeio no interior de SP
Resgate
A Prefeitura de Eldorado destacou que o resgate aos feridos foi feito com apoio de profissionais dos municípios vizinhos. A administração municipal disse que segue acompanhando o estado de saúde dos feridos, oferecendo o suporte necessário às famílias.
“Agradecemos, de maneira especial, o pronto apoio dos municípios vizinhos e do CONSAÚDE, que enviaram ambulâncias e profissionais para reforçar o atendimento. Nosso reconhecimento se estende também aos médicos e equipes de saúde que, mesmo fora de seus plantões, atenderam prontamente ao chamado, demonstrando compromisso, empatia e dedicação à vida”, disse a prefeitura, em nota.
Organização
Por meio das redes sociais, a organização do evento lamentou o ocorrido e disse que está colaborando com as autoridades competentes para apurar as causas do acidente. A comissão destacou que os equipamentos haviam sido vistoriados.
“Reforçamos que todas as estruturas montadas para o evento passaram por inspeções técnicas e contavam com as devidas autorizações dos órgãos responsáveis”.
A Prefeitura de Eldorado disse que “uma apuração rigorosa será iniciada para investigar as causas do ocorrido, identificar os responsáveis e adotar medidas preventivas que evitem situações semelhantes no futuro”, diz trecho do comunicado.
Gian e Giovani
Gian e Giovani comunicaram cancelamento do show após queda de arquibancada em Eldorado (SP)
Instagram e Redes sociais
Por meio das redes sociais, a dupla sertaneja Gian e Giovani, que se apresentaria neste sábado (19), prestou solidariedade às vítimas e informou o cancelamento do show. Além disso, todas as atividades programadas para este domingo (20) foram canceladas.
“Infelizmente aconteceu um acidente com a arquibancada. Todas as vítimas foram socorridas rapidamente […] Fiquem tranquilos que logo logo a gente vai remarcar essa data para vir cantar para vocês. Um abraço a todos e a nossa solidariedade. Boa recuperação a todos”, disse a dupla.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos