
Entenda o que é o nevoeiro que baixou na cidade de SP na tarde desta segunda
A cidade de São Paulo teve a visibilidade afetada na tarde desta segunda-feira (21) graças ao fenômeno meteorológico chamado de “nevoeiro”.
Considerado comum, principalmente quando registrado pela manhã e em áreas com rios, lagos e vales, o nevoeiro acontece devido à condensação do vapor de água no ar próximo ao solo. Esse processo forma uma nuvem perto da superfície, que reduz a visibilidade e ocorre em condições específicas de pouca circulação de ar.
O fenômeno também é resultado da combinação de temperaturas baixas e alta umidade. Na manhã desta segunda, os termômetros marcaram 13,1ºC. No início da tarde, porém, por volta das 14h, subiu para 23,9ºC. Ou seja, esquentou na cidade e toda a umidade começou a evaporar.
A diferença entre “névoa” e “nevoeiro” está na densidade. Enquanto a névoa é mais “transparente” e permite visibilidade acima de 1 km, o nevoeiro é mais denso e reduz a visibilidade horizontal para menos de 1 km.
Grande SP tem alerta de risco de incêndio pela primeira vez em 2025
Já por volta das 17h, a temperatura caiu novamente, chegando aos 16ºC, o que favoreceu a entrada de umidade. Essa umidade que estava na superfície, atrelada à poluição, se transformou em nevoeiro.
Nesta segunda, todas as estações de medição registraram qualidade do ar “boa”, o que significa que o nível de poluentes está dentro dos limites de segurança definidos por órgãos ambientais.
Segundo a Climatempo, a previsão para esta noite é que a temperatura baixe para 13ºC. Nesta terça (22), o tempo deve ser ensolarado com nevoeiro pela manhã. A mínima será de 13°C, e a máxima, de 26°C.
Considerado comum, principalmente quando registrado pela manhã e em áreas com rios, lagos e vales, o nevoeiro acontece devido à condensação do vapor de água no ar próximo ao solo.
Reprodução/TV Globo
Nesta semana, estão previstas as passagens de duas frentes frias pela Grande São Paulo. No entanto, as temperaturas não devem cair.
Na quarta (23), a mínima será de 13ºC e a máxima, de 23ºC. Na quinta (24), mínima de 13ºC e máxima de 21ºC. A temperatura deve subir no sábado (26), quando os termômetros devem chegar à máxima de 28ºC.
Não há previsão de chuva para os próximos dias, o que deve consolidar julho como um dos meses mais secos de 2025.
Nevoeiro em SP
A condensação é o processo físico responsável pela formação do nevoeiro. Ela ocorre quando a temperatura do ar na superfície cai abaixo do ponto de orvalho, ou seja, abaixo da temperatura na qual o vapor de água presente no ar começa a passar do estado gasoso para o líquido, formando pequenas gotículas de água.
No caso do nevoeiro, essa condensação acontece próxima ao solo, fazendo com que essas gotículas fiquem suspensas no ar perto da superfície e reduzam a visibilidade. Para que isso ocorra, geralmente são necessárias condições como:
Alta umidade relativa do ar;
Baixas temperaturas, que favorecem o resfriamento do ar até o ponto de orvalho;
Ventos fracos ou calmaria, para evitar a dispersão dessas gotículas.
Nesta segunda, todas as estações de medição da qualidade do ar registram “boa”, que significa que o nível de poluentes está dentro dos limites de segurança definidos por órgãos ambientais.
Reprodução/TV Globo