Menino de 14 anos usa recicláveis para fazer fantasias com a avó: ‘Cosplayer de baixa renda’


Menino de 14 anos usa recicláveis para fazer fantasias com a avó em Itu
Não há limites para a criatividade quando se tem talento e determinação para trabalhar com a arte de fazer cosplay, mesmo que seja com itens que, a princípio, não se parecem com artefatos de personagens fictícios. A prática, que tem origem da expressão em inglês “costume play”, traduzida como interpretar uma fantasia, é comum na cultura pop e reconhecida no mundo todo.
Neste Dia Mundial do Cosplay, comemorado em 21 de julho, o g1 conversou com Bryan Silva, um jovem cosplayer de Itu (SP), de 14 anos, que transforma itens recicláveis em fantasias detalhadas de seus personagens favoritos da série de videogames de terror “Five Nights at Freddy’s”.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
“Desde pequeno eu gostava de coisas relacionadas a arte. Sempre gostei de desenhar personagens de séries, jogos e aí comecei a ver alguns vídeos de cosplayers no YouTube. Eu comecei a sentir vontade de fazer meu próprio cosplay e tudo começou com só uma mascara”, contou Bryan.
A parceira dos projetos de Bryan é a avó dele, Rita dos Santos Oliveira, de 62 anos, que é costureira e ajuda o neto a confeccionar suas ideias mirabolantes usando papelão, arames e tecidos de roupas velhas, além de cola, EVA e tintas.
“Geralmente, a base das minhas fantasias são materiais simples como papelão, tinta entre outros. Nos mais recentes eu utilizei tecido, EVA e tinta. Minha primeira fantasia foi feita a mão, a do personagem ‘Springtrap'”, disse o jovem.
O personagem Springtrap é um coelho que faz parte dos animatrônicos da série de jogos, que persegue e ataca os jogadores. Ele tem uma aparência danificada, com uma armadura que parece envelhecida e desgastada com manchas de sangue. Segundo Bryan, este é seu cosplay favorito que, inclusive, já teve outras versões.
A primeira fantasia completa de Bryan foi feita apenas com papel e papelão, portanto, não teve resistência suficiente para se manter rígida e intacta. Por este motivo, o menino refez a fantasia para consertar o problema técnico. Veja o antes e o depois do cosplay mais abaixo.
Cosplay do personagem ‘Springtrap’ teve diferentes versões feitas por jovem de Itu (SP)
Arquivo pessoal
Atualmente, segundo o jovem, o Springtrap é seu cosplay favorito e um dos que mais chamam a atenção quando ele comparece em eventos e concursos. O personagem também dá nome às suas redes sociais e é o protagonista da maioria de seus vídeos.
Na descrição de seu perfil no instagram, Bryan se autointitula um “cosplayer de baixa renda com muitos sonhos”.
Ao g1, a avó do menino também contou que se orgulha de fazer parte dos bastidores das fantasias, mesmo que não tenha familiaridade com os jogos que o neto joga.
“Eu vejo ele jogando e até já fiz aniversário para ele com estes personagens. Me sinto maravilhada de poder fazer as fantasias com ele, fico muito feliz, não conheço os nomes dos personagens porque são estrangeiros, mas pesquisamos passo a passo com outros cosplayers e tentamos reproduzir”, disse.
O tempo de qualidade entre o neto e a avó é muito importante para Rita, pois segundo ela, ela pode aprender com ele novas formas de costurar e montar personagens com itens reciclados e retalhos de tecidos.
“É maravilhoso, não sei descrever. O Bryan é um menino maravilhoso, é um momento de muito amor, ele vem na minha casa, fica comigo, tenho orgulho, me sinto importante para ele e fico feliz em poder participar”, acrescentou a costureira.
🎭 Outros projetos
Também do universo “Five Nights at Freddy’s”, Bryan fez o personagem Sundrop, que tem características semelhantes às de um bobo da corte, com uma cabeça em formato de sol e calças listradas.
“Uma curiosidade sobre a fantasia do Sundrop é que, para fazer a calça, eu e minha vó pegamos um macacão da série ‘La Casa de Papel’, daí cortamos ele, colocamos elásticos e detalhamos, virando o que é hoje. Até procuramos calças de palhaço, mas todas estavam com o preço muito alto” contou o menino.
Com este cosplay, o jovem também já participou de eventos e concursos, inclusive em municípios como Sorocaba (SP) e Campinas (SP), porém, Bryan sempre “bate ponto” no Itu Nerd Fest, evento que está na sua segunda edição.
O Sundrop, devido aos seus detalhes na máscara, colete e o restante dos acessórios e sapatos, demorou mais de um mês para ser concluído.
Além de fazer fantasias, o rapaz também sonha em conquistar fãs nas redes socias com vídeos de entretenimento. Ele costuma gravar em casa com a ajuda da mãe, mas também cria conteúdo quando se encontra com outros amigos cosplayers. Assista a alguns vídeos de Bryan no topo da reportagem.
Apesar de ser um hobby que concilia com os estudos, Bryan planeja continuar se aperfeiçoando na arte de cosplay e fazer novos personagens.
“Ainda tem inúmeros personagens que estou pensando em fazer. Alguns que estou pensando em levar para frente são o Ennard, um animatrônico do mesmo jogo dos personagens anteriores e um personagem de um jogo chamado Forsaken, o John Doe”, finalizou o jovem.
Veja fotos de Bryan e a avó
Cosplayer de 14 anos, de Itu (SP), faz trajes de personagens com itens recicláveis
Ton López/Reprodução
Cosplayer de Itu (SP) fez um cosplay do personagem Springtrap, da série de jogos Five Nights at Freddy’s
Ton López/Reprodução
Bryan e a avó, Rita, de Itu (SP), fazem juntos cosplays de personagens de jogos ‘Five Nights at Freddy’s’
Arquivo pessoal
Jovem de Itu (SP) confecciona cosplays com a ajuda da avó
Arquivo pessoal
Menino de 14 anos de Itu (SP) também fez um cosplay do personagem Sundrop, da série de jogos Five Nights at Freddy’s
Bryan Silva/Arquivo pessoal
Bryan Silva, de Itu (SP), vestido de Luffy, protagonista do anime One Piece
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.