
Área portuária de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, que faz parte da Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes
Prefeitura de São Francisco do Sul
O Brasil ganhou mais um destino turístico estruturado por lei em Santa Catarina: Chamado de Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, o caminho vai ligar 10 municípios no Norte do estado conhecidos pelo turismo, após sanção da Lei nº 15.165/2025 na quinta-feira (17).
O destino oferece atrativos para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura, além de turismo rural.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Corupá, no Norte de Santa Catarina, que faz parte da Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes
Prefeitura de Corupá/Prefeitura
📍Veja todas as cidades que fazem parte da rota:
Araquari
Balneário Barra do Sul
Campo Alegre
Corupá
Guaramirim
Jaraguá do Sul
Joinville
Rio Negrinho
São Bento do Sul
São Francisco do Sul
A rota vai passar por cidades como Corupá, conhecida pelas cachoeiras e Mata Atlântica, e São Francisco do Sul, sendo a cidade mais antiga de Santa Catarina e com praias e centro histórico famosos pela beleza.
Joinville, cidade mais populosa do Estado, também foi incluída na rota. A cidade é conhecida por eventos consagrados, como o Festival de Dança de Joinville — o maior do gênero no Brasil — e a tradicional Festa das Flores, que celebra a cultura e o paisagismo local.
Nova rota turística rural e cultural no Brasil é criada em SC; conheça
Câmara Federal/Divulgação
🤔De onde vem o nome?
O Caminho dos Príncipes é uma rota já conhecida pelos catarinenses. De acordo com o Observatório do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), o nome da região vem de um episódio histórico de 1853, quando as terras de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II.
Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina
Joinville/Divulgação
A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes é um passo importante para promover os atrativos da região, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros. O caminho vai seguir o eixo central das BR-101 e BR-280.
A estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos receberão o apoio dos programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo.
LEIA TAMBÉM:
Cidade tem cratera rara formada por queda de asteroide há milhões de anos
SC abriga cratera rara formada por queda de asteroide há mais de 80 milhões de anos
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias