Estudante de marketing viraliza com vídeos de coxinhas e alcança 200 mil seguidores: ‘Fazendo o que eu mais amo’


Luanne viralizou ao postar suas coxinhas nas redes sociais
Reprodução/Instagram
Que a coxinha é um símbolo incomparável da culinária brasileira todos já sabem. Com catupiry ou sem, comendo pela base ou pela ponta, de frango ou outro sabor, dá para contar nos dedos de uma mão as pessoas que se recusam a comê-la. Mas, imagina um salgado ser tão amado a ponto de fazer uma rede social bombar?
Foi exatamente isso que aconteceu com a estudante de marketing Luanne Grazielle, de 21 anos. Até o momento, a moradora de Sorocaba (SP), que possui uma doceria, já acumula mais de 220 mil seguidores e 8,3 milhões de curtidas nas redes sociais.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ao g1, a jovem conta que sua carreira no empreendedorismo começou ainda no ensino médio, quando tinha apenas 15 anos. Ela decidiu vender doces na escola para ajudar a tia, que passava por dificuldades financeiras durante a graduação na faculdade.
“Tirava parte [do dinheiro] para recompor os insumos e o restante dividia em dois. A outra metade ia toda para ela. Todo mundo da escola adorava os meus docinhos, mesmo com a experiência quase nula que eu tinha. Logo criei um perfil para o meu negócio e batizei de ‘Lua Brigaderia’. Eu sempre fui muito tímida, então, a parte de oferecer às pessoas era o mais difícil, mas deu certo”, lembra.
Mesmo com o retorno positivo, Luanne decidiu “encerrar os trabalhos” ao se formar no ensino médio e conseguir um emprego de jovem aprendiz em uma multinacional da cidade. Ela decidiu se aventurar em outras áreas, mas, mesmo assim, sentia que algo faltava na vida.
“Fiz cursos no ramo da beleza, mas não me sentia completa. Em 2023, passei por uma cirurgia bariátrica e estava desempregada, então, meu namorado me incentivou a voltar com os doces e vender nas ruas do meu condomínio. Não deu muito certo, mas me encontrei no delivery”, diz.
No ano seguinte, com o sucesso do empreendimento, a jovem decidiu ingressar na faculdade de marketing. Durante todo o período, ela resolveu documentar sua rotina de “cozinheira de mão cheia”.
“Foi durante a faculdade que minhas vendas alavancaram de vez. Sempre fui muito de gravar vídeos, mas, naquela fase que retomei a confeitaria, decidi gravar todo o processo para as redes sociais: bastidores, montagem, provando os doces. Os clientes viam qual era a experiência de comer aquilo que eu estava produzindo”, relata.
Estudante de marketing acumula mais de 200 mil seguidores ao postar coxinhas no TikTok
Apesar de ter uma experiência maior no mundo dos doces e já ter conseguido alcançar bons números nas redes sociais enrolando brigadeiros, foi a partir da tão querida coxinha que Luanne teve a sua vida pessoal e profissional transformada de forma totalmente despretensiosa. Neste ano, ela passou a inclui-la no cardápio por insistência da mãe, que já era uma grande fã. Assista acima.
“Minha mãe pediu demais para que eu colocasse as coxinhas no cardápio. Fizemos inúmeros testes para ver se dava certo e postamos. Do nada, aconteceu um ‘boom’ nas minhas redes sociais. No boca a boca, muita gente já ia me conhecendo, mas agora a dimensão é outra”, comenta.
Apesar dos sabores não fugirem do convencional, como costela e frango, a aparência é capaz de causar água na boca instantaneamente. Segundo a jovem, ela não possui segredos para esconder sobre a receita da tão desejada coxinha.
“Desde então, várias pessoas têm vindo de outras cidades para provar a coxinha. Não há segredo não, quem estuda e vai atrás do conhecimento adquire técnica e habilidade para adaptar tudo ao gosto pessoal. Eu fui somente muito crítica e fazendo tudo do jeito que eu gosto para comer”, explica.
“Para mim, tudo pode ser descrito como carinhoso. Todos os produtos tem muito amor de mãe e filha, já que ela me ajuda em tudo. Nós repudiamos o ódio e a maldade, inclusive não tolero comentários tirando sarro de outras confeiteiras ou me comparando com elas em forma de zombaria. Acho muito feio”, complementa.
Mesmo trabalhando duro, Luanne afirma jamais imaginar que seria dona de um comércio considerado “viralizado” nas redes sociais. Para ela, fazer o que gosta é o mais essencial de tudo.
“É sempre difícil falar de si, mas todos nós somos exemplos em algo. Se eu estou crescendo e constantemente aprendendo, eu me considero um exemplo de empreendedora jovem. Persistência é a chave de tudo. Quando menos percebi, eu estava fazendo o que mais amo”, finaliza.
Luanne começou a carreira vendendo doces ainda no ensino médio
Reprodução/Instagram
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.