
Acidente aconteceu durante a reforma de um tanque de armazenamento em Cubatão (SP). Vídeo mostra trabalhadores pendurados em andaime após tanque industrial ceder em SP
A CMOC Brasil, que atua no Polo Industrial de Cubatão, se comprometeu a entregar, em até 30 dias, um relatório técnico ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos) detalhando as causas do acidente que deixou dois funcionários pendurados na estrutura de um tanque após o desabamento da cobertura durante manutenção. Os trabalhadores prestam serviço para o Grupo NPE, contratado pela empresa.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O acidente aconteceu na última quarta-feira (2) e, logo após o resgate dos funcionários, as atividades de manutenção foram suspensas. Eles foram levados ao ambulatório médico da CMOC, onde receberam atendimento e foram liberados. Conforme apurado pelo g1, a dupla passa bem e está recebendo acompanhamento psicológico.
O Sintracomos informou ao g1 que esteve no local do acidente e está investigando o ocorrido. Segundo o sindicato, um representante da empresa garantiu o envio de um relatório técnico, com base no qual o sindicato avaliará a necessidade de encaminhar denúncia às autoridades competentes.
A equipe de reportagem verificou que a empresa possui todas as licenças em dia e que o tanque, onde ocorreu o desabamento, estava desativado, sem resquícios de ácido sulfúrico — substância utilizada na produção de fertilizantes. Por isso, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não houve danos ambientais.
Parte da cobertura do tanque cedeu em Cubatão (SP)
Redes sociais
A Prefeitura de Cubatão foi questionada sobre a atuação da Defesa Civil no caso, mas informou que o órgão não foi acionado para a ocorrência, mesmo diante da repercussão nas redes sociais e da publicação da matéria com vídeo, que mostrou o tanque sem teto e funcionários pendurados.
O g1 acionou a CMOC que se recusou a informar detalhes sobre a operação no local. O Grupo NPE ficou de enviar um posicionamento sobre o ocorrido, bem como a situação dos profissionais que ficaram pendurados no tanque, o que não aconteceu até a última atualização da reportagem.
O que faz a empresa?
A CMOC Brasil Mineração, Indústria e Participações Ltda. (antiga Copebrás Indústria Ltda.) iniciou as atividades em 1955. Desde 2016, a empresa atua na produção de produtos fosfatados para a indústria agrícola, química, de alimentos e bebidas de alimentação animal.
As plantas industriais de Catalão (GO) e Cubatão (SP), onde aconteceu o acidente, recebem o minério extraído de uma mina em Ouvidor (GO) para a produção de fertilizantes de baixa e alta concentração.
Entenda o caso
Dois homens ficaram pendurados em um andaime enquanto trabalhavam na reforma de um tanque industrial em Cubatão (SP). Conforme apurado pelo g1, o acidente envolveu funcionários de uma empresa contratada pela companhia para a reforma do equipamento.
Imagens obtidas pelo g1 mostram os trabalhadores pendurados pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na estrutura do andaime utilizado nos serviços. A dupla foi socorrida e atendida no ambulatório médico da fábrica.
Incidente foi registrado em fábrica de Cubatão, SP
Redes sociais
Acidente aconteceu em fábrica de Cubatão, SP
Redes sociais
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos