Quatro meses após interdição, Viaduto Filadélfia segue fechado em Governador Valadares por risco estrutural


Documento aponta risco elevado de colapso estrutural. Projeto de recuperação está em elaboração. Viaduto Filadélfia segue interditado em Governador Valadares; laudo aponta risco de colapso
Luciana Ferreira/Inter TV dos Vales
A prefeitura de Governador Valadares,divulgou nesta quinta-feira (3) novos esclarecimentos sobre a situação do Viaduto Filadélfia, interditado totalmente desde março deste ano. Um laudo preliminar apontou risco elevado de colapso estrutural, reforçando a necessidade da interdição total, tanto para veículos quanto para pedestres.
O relatório técnico está em fase de elaboração final e inclui estudos como levantamento topográfico, sondagens de solo e ensaios no concreto. O documento indica que a estrutura apresenta deterioração significativa que compromete pilares e a parte superior do viaduto, o que pode levar a falhas graves se medidas emergenciais não forem tomadas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
A prefeitura informou que, inicialmente, os danos serão solucionados por meio de reforma estrutural, sem necessidade de demolição completa da obra. A previsão é de que o relatório final seja concluído nos próximos dias, servindo de base para o projeto técnico de recuperação e a planilha orçamentária para contratação da empresa responsável pelas obras.
Entenda o caso
O viaduto, que liga os bairros Esplanada e Esplanadinha, já estava parcialmente interditado desde fevereiro de 2024. A interdição total foi determinada em março de 2025, após nova vistoria apontar quatro falhas principais:
Deslocamento do tabuleiro: com fissuras visíveis e desnível de 15 centímetros em relação ao pilar P4;
Deterioração do concreto: presença de lixiviação, reações químicas e corrosão nas armaduras;
Juntas de dilatação desprotegidas: permitindo infiltrações e comprometendo o capeamento da estrutura;
Pilares mal dimensionados: seção inferior com resistência insuficiente para suportar vibrações e cargas.
Com a interdição, o tráfego permanece bloqueado na parte superior do viaduto, pela Avenida Israel Pinheiro, e na parte inferior, pela Avenida Brasil. Quando o bloqueio foi anunciado, em março, a Prefeitura estimou um prazo de 40 a 45 dias para finalizar a licitação e entre 30 a 60 dias para execução das obras. No entanto, até o momento, os trabalhos ainda não foram iniciados e o viaduto segue totalmente interditado.
Vistoria técnica não aponta necessidade de demolição do viaduto do Filadélfia
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.