
Menos de 70% dos eleitores das principais cidades da região fizeram o cadastramento. TRE-MG quer atingir 85% até maio de 2026. Justiça Eleitoral registra pouca procura por cadastramento biométrico
A Justiça Eleitoral está preocupada com a baixa procura pelo cadastramento biométrico dos eleitores no Sul de Minas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Mesmo com os avanços oferecidos pela tecnologia, como mais agilidade, segurança no processo de votação e facilidade de acesso a serviços públicos, a adesão ainda está longe da meta estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que é de alcançar ao menos 85% do eleitorado até o fim do prazo, em maio de 2026.
Eleitores do Sul de Minas têm baixa adesão ao cadastro biométrico; saiba como fazer
Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil
Segundo dados atualizados, entre as maiores cidades da região, Pouso Alegre é a que apresenta o maior índice de biometria cadastrada, com 66% dos eleitores regularizados.
Em seguida, aparecem Poços de Caldas (60%), Passos (56%) e Varginha (54%). O ritmo atual, porém, preocupa, já que o número de atendimentos segue abaixo do esperado.
Em entrevista à EPTV, afiliada à Rede Globo, o chefe do cartório eleitoral de Pouso Alegre, Milton Júnior, explicou que a baixa procura em 2025 é reflexo da ausência de eleições neste ano.
“O eleitor, em geral, procura a justiça eleitoral no ano que tem eleição. Então, esse ano de 2025 realmente a procura é mais baixa por falta de interesse, porque a pessoa procura movimentar o seu título de eleitor no ano que tem uma eleição em vista”, afirma.
Além da segurança no dia da votação, com o uso das impressões digitais para confirmar a identidade do eleitor, o cadastro biométrico também amplia o acesso a outros serviços.
“Com a biometria, o cidadão pode obter o selo ouro na plataforma Gov.br, acessar benefícios do INSS, fazer financiamentos bancários, entre outros. A identificação digital valoriza e facilita a vida do eleitor em várias esferas”, explicou Milton.
Como fazer
O processo de cadastramento leva cerca de 10 minutos e inclui a coleta das digitais, fotografia, assinatura digital e atualização dos dados no cadastro eleitoral.
O atendimento é feito nos cartórios eleitorais, geralmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. A recomendação é que os eleitores aproveitem o segundo semestre de 2025, período de baixa procura, para regularizar a situação com mais tranquilidade.
Jovens a partir de 16 anos que desejam votar pela primeira vez também já podem comparecer aos cartórios e tirar o título com biometria.
“Quem deixar para a última hora, no ano que vem, pode enfrentar longas filas. Agora é o melhor momento para fazer isso com rapidez e conforto”, reforça o chefe do cartório.
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas por meio do Disque Eleitor, que atende gratuitamente pelo número 148 em qualquer cidade de Minas Gerais.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas