Prisões de imigrantes disparam nos EUA, mas ainda estão abaixo da meta de Trump; veja análise


Demétrio Magnoli analisou os dados no Em Pauta, da GloboNews. Apesar do aumento, número ainda não é suficiente para cumprimr a promessa de 1 milhão de prisões e deportações por ano de Trump. EUA: Prisões de imigrantes triplicam em alguns estados
Um levantamento divulgado pelo jornal ‘The New York Times’ mostra a média diária de prisões de imigrantes nos Estados Unidos. Em alguns estados, o número triplicou. O número, porém, ainda é insuficiente para cumprir a promessa de Trump de prender e deportar 1 milhão de imigrantes por ano.
O comentarista Demétrio Magnoli analisou os dados no Em Pauta, da GloboNews, desta terça-feira (1º). Veja no vídeo acima.
“Os dados são bastante interessantes. As prisões, em média, depois da posse de Trump são mais do que o dobro do que foram no segundo semestre de 2024. E, mais recentemente, atingiram a média de 1200 prisões diárias”, afirmou Demétrio.
Apesar do número expressivo, Demétrio pondera que, mantido esse ritmo, o governo Trump alcançaria um patamar de prisões e deportações semelhante ao registrado durante a gestão de Barack Obama.
“Isso pode parecer muito, é bastante. Mas se for mantida essa média, o governo Trump vai chegar a uma média de prisões e deportações semelhante ao do governo Obama. Não mais do que isso. Nos anos de maiores deportações do governo Obama, cerca de 400 mil pessoas foram removidas do país. Isso é bem mais do que no governo Biden, mas ainda está longe da meta do Trump”, explicou.
A meta de Trump, relembrou o comentarista, é ambiciosa:
“Ele quer deportar 1 milhão de imigrantes por ano. Para isso, seria preciso mais do que dobrar as prisões e deportações feitas até agora.”
Media diária de prisões de imigrantes nos Estados Unidos
Reprodução/GloboNews
Durante o programa, Demétrio também destacou um mapa que mostra a distribuição geográfica do aumento nas prisões nos Estados Unidos (veja a imagem abaixo).
“Na maioria dos estados americanos, o número de prisões aumentou bastante desde a posse. Em vários estados, dobraram. E em alguns, triplicaram ou mais que triplicaram. Então há realmente um aumento de prisões e deportações por Donald Trump, mas a propaganda é ainda maior do que a realidade das prisões e deportações”, afirmou.
Prisões de imigrantes triplicam em alguns estados dos EUA
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Beliches, alambrados e cercado por répteis: saiba como é a ‘Alcatraz dos Jacarés’, que vai receber imigrantes detidos nos EUA
Elon Musk pode ser deportado por Trump? Entenda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.