Bonde Pelé é modernizado com energia solar e usará o mesmo trilho do VLT em Santos


Veículo português, de quase 100 anos, passou por restauro e foi atualizado com painéis solares e sistema multimídia. A expectativa é que o bonde volte a operar em julho. Bonde Pelé de quase 100 anos passa por reforma e modernização em Santos, SP.
Divulgação/Prefeitura de Santos
O Bonde Pelé, um dos mais emblemáticos da frota turística de Santos, no litoral de São Paulo, está passando por manutenção e modernização. O veículo receberá painéis solares e as rodas serão substituídas, permitindo que o bonde com mais de 100 anos opere na mesma malha Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — para facilitar a transição em cruzamentos no Centro histórico, onde circula.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O bonde em homenagem a Pelé deve voltar a circular ainda em julho, segundo a CET-Santos, responsável pelo serviço.
Com quase 100 anos, o bonde é original da cidade do Porto, em Portugal, e passou por um restauro completo. O layout externo celebra o Rei do Futebol, com o número 1.283 (gols reconhecidos pelo livro dos recordes) e cerca de 20 fotos marcantes da carreira.
Reforma e modernização
Os trabalhos de restauração incluíram a substituição de estruturas de madeira, revisão elétrica e mecânica completa, além da instalação de um sistema de multimídia com duas TVs de 24 polegadas. Durante o passeio, os monitores exibem dois vídeos especiais: um sobre a trajetória de Pelé e outro sobre o Museu Pelé.
Sistema de energia: O novo sistema solar inclui painéis fotovoltaicos e um controlador de carga. A energia gerada é utilizada para alimentar a iluminação interna e externa do bonde e o sistema de multimídia a bordo, ampliando a eficiência energética e reduzindo a dependência da rede elétrica.

Rodas: As rodas dos bondes históricos de Santos passaram por uma para garantir segurança e compatibilidade com o cruzamento com o VLT. A CET-Santos informou ter consultado os projetos originais para manter as dimensões e autenticidade dos veículos. O friso das rodas foi ajustado para melhor desempenho em curvas e retas.
Bonde Pelé poderá usar a malha do VLT no Centro de Santos.
Divulgação/Prefeitura de Santos
Roteiro dos bondes históricos
Com saída da Estação do Valongo, primeira ferrovia paulista, os bondes elétricos dos séculos 19 e 20 seguem roteiro adaptado com sistema de audioguia e tradução em Libras. Os veículos são originais e provenientes de países como Escócia, Portugal, Itália e Japão.
Para visitar a atração, é necessário adquirir o ingresso, que custa R$ 7, na bilheteria instalada no Museu Pelé. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, débito ou de forma digital pelo celular. Também é possível comprar pela internet.
Os ingressos são vendidos na bilheteria do Museu Pelé a R$ 7 e o pagamento pode ser feito com cartões de crédito e débito, PIX ou pela internet. Idosos, estudantes e professores pagam meia-entrada. Crianças de até cinco anos não pagam.
Horário de funcionamento do bonde:
De terça a sexta-feira: das 11h às 17h, com saídas a cada hora
Sábados: das 10h30 às 17h, com intervalo de 40 minutos entre as partidas
Domingos: das 10h30 às 13h, com partidas a cada 40 minutos; das 13h às 17h, partidas de hora em hora
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.