Pecuaristas investem em touros de alta genética para aumentar produtividade em Roraima


Produção de bovinos de alta genética cresce em Roraima e fortalece mercado local
Luiz de Matos/Rede Amazônica
O investimento em animais de alta genética tem se tornado a principal estratégia para o crescimento da pecuária em Roraima. A ideia é garantir maior produtividade com bovinos de linhagem qualificada e reduzir custos a longo prazo. O assunto foi destaque no Amazônia Agro deste domingo (24).
O zootecnista Leonardo Leonel iniciou esse trabalho em 2002, trazendo animais de grandes centros do país para Roraima. Com o passar dos anos, a produção deixou de depender apenas de fora e passou a ser feita também no estado. Um dos destaques é a Libra, vaca da raça Guzerá, considerada de alta qualidade de carne. Campeã em campeonatos nacionais, hoje se tornou multiplicadora de genética.
“Nós adquirimos dos mais tecnológicos centros hoje de produção da Guzerá, inclusive a atual campeã nacional. Ela foi campeã nacional em 2024 e reservada campeã em 2025, então ela veio se aposentar aqui em Roraima depois dos campeonatos e hoje ela é uma multiplicadora de genética”, disse Leonel.
LEIA TAMBÉM:
Agronegócio, produção rural: tudo sobre o Amazônia Agro
Veja todas as reportagens sobre Roraima
Quando o pecuarista Marcilei Fernandes chegou a Roraima, encontrou um cenário de baixo rendimento. Buscando melhorar o desempenho do rebanho e garantir o desenvolvimento saudável dos animais, ele também optou por touros de alta genética.
“Em 2018, quando a gente chegou, vimos uma média de desmame com peso muito baixo. Procurávamos matrizes e usavam touros de baixa qualidade. Hoje, as pessoas estão investindo em touros de alta genética e já colhendo frutos; o peso do bezerro mudou”, destacou Fernandes.
O sucesso no desenvolvimento dos animais não depende apenas da genética. É necessário acompanhamento técnico e alimentação equilibrada. O médico veterinário Marcos Oliveira destacou que a combinação entre genética e nutrição garante resultados ainda mais expressivos.
“Já é um animal de genética superior, e fazendo acompanhamento nutricional, o desempenho vai ser bem superior”, disse Oliveira.
Com a produção própria desses animais de alta genética no estado, os rebanhos se tornam mais competitivos e preparados para atender a um mercado mais exigente.
E para discutir o tema foi realizado um dia de campo em Mucajaí, onde foram ocorreram palestras e exposição de lojas do agronegócio. Os animais também estavam disponíveis para visitação e venda.
“É o terceiro evento voltado para palestras e conhecimento do produtor e o nosso primeiro shopping de produtor para produtor. São animais da fazenda e de seis fazendas convidadas, todas do estado de Roraima, todos com animais melhoradores, animais puros que irão transmitir a genética para seus descendentes. Todos são nascidos e criados em Roraima, adaptados ao clima e às pastagens locais”, afirmou o pecuarista Ronaldo Silveira, um dos responsáveis pelo evento.
Touros de alta genética aceleram o ganho de peso, melhoram a fertilidade e garantem maior qualidade de carne ou leite. Com eles, o rebanho se torna mais uniforme e produtivo, o que aumenta o retorno econômico e diminui custos ao longo do tempo.
Investimento em touros e matrizes qualificados tem mudado o cenário da criação em Roraima
Luiz de Matos/Rede Amazônica
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.