Gato que perdeu olho após ser atingido por tiros estava com bala de chumbinho alojado na medula: ‘Milagre ter saído vivo’, diz veterinário


Gato tem olho retirado após ser atingido por tiros de chumbinho em Urupês
O gato que perdeu um dos olhos após ser atingido por tiros de chumbinho estava com uma das balas alojada na medula e chegou à clínica com indícios de comprometimento neurológico, segundo o veterinário responsável pelo procedimento. O crime ocorreu em Urupês, no interior de São Paulo.
Ao g1, o cirurgião veterinário Carlos Augusto Fernandes Pierini informou na quinta-feira (14) que o gato, chamado Thor, apresentou melhora clínica e leve sustentação nas pernas traseiras, além de estar se alimentando e bebendo água normalmente. Ele não tem previsão de alta.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O veterinário afirma que a gravidade do caso comprova que o animal foi vítima de extrema crueldade. Se não fosse operado, a medula do felino poderia ficar comprometida, prejudicando sinais do sistema nervoso, o que pode causar fraqueza, paralisia, dificuldade para andar, perda de reflexos ou de sensibilidade.
Durante a cirurgia, que utilizou imagens de raio-X em tempo real, a equipe retirou fragmentos de chumbo que mediam menos de dois milímetros, o que demonstra a complexidade do procedimento.
“Foi milagre ele ter saído vivo disso. Acredito que ele tenha sido colocado em uma sala fechada e foram dando tiros como ‘tiro ao alvo’. Não é o que a gente espera na humanidade hoje”, salienta o veterinário.
Depois de 15 dias desaparecido, o caso foi descoberto assim que o animal retornou para a casa do tutor, na zona rural da cidade, com diversos ferimentos pelo corpo. Thor foi socorrido e levado à clínica veterinária, em 8 de agosto, com pelo menos sete perfurações.
Três médicos veterinários, sendo um cirurgião geral, um anestesista e um ortopedista, com apoio de um estagiário, participaram da cirurgia. Além do olho, foram retirados projéteis da boca, atrás da orelha, da pata, do peito, da pele do abdômen, da musculatura abdominal e da coluna do animal.
O caso foi encaminhado à delegacia de Urupês e registrado como maus-tratos. Até a última atualização desta reportagem, o suspeito ainda não foi localizado.
Gato tem olho retirado após ser atingido por tiros de chumbinho em Urupês (SP)
Arquivo Pessoal
Gato tem olho retirado após ser atingido por tiros de chumbinho em Urupês (SP)
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.