
‘Lula conversar com o Trump é completamente irrelevante’, diz Guga Chacra
O colunista Guga Chacra afirmou durante o “Em Pauta”, programa da Globonews, que o presidente Lula conversar com Donald Trump sobre as tarifas é completamente irrelevante.
Esse diálogo entre os dois começou a ser especulado depois que o presidente americano afirmou, em resposta à repórter Raquel Krähenbühl, que está aberto ao diálogo com Lula. Porém, o presidente brasileiro declarou que não vai se humilhar ligando para Trump e debaterá tarifaço com os Brics.
“Nunca vai voltar ao status quo anterior, isso não vai acontecer. Não haverá essa concessão. Pode fazer concessões pontuais em alguns produtos, como o presidente Trump vem fazendo. [Mas] Lula conversar com Trump é completamente irrelevante”, afirmou Chacra. “O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, fez tudo isso. Eles têm uma relação excelente, com o Trump não deu em nada.”
Na quarta-feira (6), o presidente americano anunciou uma tarifa extra de 25% sobre produtos importados indianos. Com essa nova cobrança, a tarifa total sobre produtos indianos alcança 50% — igualando-se à do Brasil.
O colunista também lembrou que o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, levou ídolos do presidente americano para uma conversa e foi completamente humilhado por Trump.
Em maio, o presidente dos EUA pediu à sua equipe que exibisse vídeos para Ramaphosa que mostrariam evidências de um suposto “genocídio branco”. As alegações – sem fundamento – afirmavam que o país está confiscando terras de fazendeiros brancos.
O confronto entre o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e o presidente dos EUA, Donald Trump
REUTERS/Kevin Lamarque
A África do Sul rejeitou a alegação de que brancos são desproporcionalmente alvos de crimes. As taxas de homicídio são altas no país e a esmagadora maioria das vítimas são negras.
“O Lula teria uma dificuldade ainda maior porque não falam a mesma língua. Então, é completamente irrelevante. Não vai mudar a postura dele”, finalizou Chacra. “Não tem muita alternativa […] O Trump não tem lógica. É aleatório. É irracional.”