
Operação da PF prende homem suspeito de estelionato contra banco
Um homem foi preso preventivamente nesta quinta-feira (7), em Manaus, durante a Operação Expurgatio, da Polícia Federal. A ação tem como objetivo desarticular uma quadrilha suspeita de aplicar golpes com empréstimos falsos na Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Polícia Federal, também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e aplicadas quatro medidas cautelares contra os investigados. As ações aconteceram em Manaus e em João Pessoa, na Paraíba.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
As investigações constataram que o grupo abria contas e conseguia empréstimos em nome de outras pessoas, inclusive servidores públicos, usando documentos falsificados. O dinheiro era transferido por meio de movimentações bancárias até chegar aos verdadeiros beneficiários das fraudes.
A Polícia Federal calcula que os golpes somam mais de R$ 941 mil, o que mostra o prejuízo causado pelas fraudes.
A Polícia Federal identificou dois núcleos dentro da organização criminosa. O primeiro era responsável por levar os golpistas até agências bancárias mais distantes e escolher os perfis de clientes cujas contas seriam fraudadas. Depois da abertura das contas e da liberação dos empréstimos, o dinheiro era depositado em uma empresa ligada a um dos investigados.
O segundo núcleo atuava no Amazonas, mas enviava o dinheiro obtido com os golpes para uma pessoa física na Paraíba. A PF descobriu que muitos dos envolvidos moravam na mesma região ou tinham algum tipo de vínculo, o que pode indicar associação entre eles.
A quadrilha atua desde 2016. Parte dos suspeitos já foi presa anteriormente pelos mesmos crimes.
O g1 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para saber o posicionamento da instituição sobre a operação, mas até a atualização mais recente desta reportagem não houve resposta.
Operação foi deflagrada pela PF nesta quinta-feira (7).
Divulgação/PF
LEIA TAMBÉM
Operação destrói 16 dragas de garimpo ilegal encontradas em três rios no interior do Amazonas
Operações da PF investigam associações criminosas suspeitas de fraudar auxílio reclusão no AM
PF faz operação contra garimpo ilegal no Amazonas em parceria com Funai e ICMBio