
No 2º dia de uso exclusivo do Jaé, passageiros buscam postos para resolver dificuldades com sistema de bilhetagem
Passageiros com dificuldade no uso do cartão Jaé procuraram os postos do sistema nesta terça-feira (5). No segundo dia útil de exclusividade do uso do sistema de bilhetagem da prefeitura, eles contam que tentam resolver problemas burocráticos e compreender as regras do sistema.
O novo sistema substitui o Riocard para os usuários do transporte público municipal. Desde sábado (2), o Jaé é o único meio de pagamento aceito nos ônibus municipais, BRT, VLT e vans legalizadas no Rio.
Segundo a prefeitura, o objetivo é modernizar a bilhetagem e ampliar o controle sobre os subsídios pagos às empresas.
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Passageiros contam que faltou luz no posto do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio. Mesmo assim, filas foram formadas. Os passageiros contam que o problema é frequente e, por causa disso, o sistema de atendimento cai.
“Era só para trocar o meu cartão que eu não consigo pegar o ônibus. Eu já gastei uns R$ 200 porque eu tenho que pedir uns 2 ou 3 ônibus. Só está dando problema e mais nada. Estou vindo desde o Centro. Deixei de trabalhar para resolver isso, para resolver. E aí ficam me mandando ir para Madureira”, contou o agente de trânsito Wagner Fraga.
Sobre a oscilação na energia, a Prefeitura do Rio disse que o problema foi pontual e já resolvido, sem prejuízo para a população porque há um gerador instalado no local.
Fila no posto do Jaé no Engenho de Dentro
Reprodução/ TV Globo
Em outro posto, no Clube do Servidor, na Cidade Nova, na região central da capital fluminense, o dia também foi bem movimentado. Os passageiros formavam filas procurando resolver dúvidas e problemas no aplicativo.
“No dia 1º de julho eu fiz pelo site e não chegou. E me mandou vir aqui. Eu preciso do cartão”, disse a faxineira Maria da Conceição.
A técnica de enfermagem Andréa Valente busca o cartão de gratuidade para a filha.
“Nós estamos tentando desde ontem. A gente bota o CPF dela e nada acontece. Por isso nós viemos aqui, porque ela é estudante”, contou Andréa.
Nas ruas, algumas pessoas contam que não fizeram o cartão e outras dizem que estão satisfeitas.
“A maquininha do Riocard está ainda no VLT, mas não funciona. Quem tem o cartão, muitas vezes, não valida a passagem. Tem muita reclamação”, afirmou a auxiliar de portaria Adriana Padilha.
“Ele demorou um pouquinho, mas agora ele tem funcionado. Então, eu uso o Jaé gratuidade e o Jaé que ele é utilitário”, disse o psicólogo Yuri Calado.
Fila para entrar no VLT
Reprodução/ TV Globo